O Fortaleza anunciou a contratação de David Luiz na segunda-feira (20) e está aproveitando sua chegada não só como um reforço dentro de campo, mas também nos negócios. O zagueiro é visto como ferramenta para potencializar o engajamento ao redor do clube e fonte de novas receitas com patrocínios e produtos.
O anúncio do acordo foi feito na segunda-feira (20) através de um vídeo organizado como um cordel, estilo de poema popular típico da região Nordeste do Brasil. Nas redes sociais, porém, a estratégia não parou por aí.
Engajamento
Menos de 24 horas depois, o clube já fez mais de 15 publicações utilizando David Luiz, que atuou pelo Flamengo em 2024. Desde que a primeira publicação com o jogador foi realizada, o clube ultrapassou mais de 10 milhões de visualizações nas redes sociais.
“Normalmente, o que buscamos no anúncio de contratação é engajamento. Isso porque as contratações dificilmente extrapolam o universo do próprio clube. Então, usualmente buscamos que a torcida se envolva com a criatividade do anúncio. É quase sempre uma campanha de conversão”, disse Marcel Pinheiro, diretor de marketing e comunicação do Fortaleza.
“Neste caso, a missão era diferente. Tínhamos uma oportunidade de gerar conhecimento de marca, a partir dos números que o David ostenta em suas redes. E decidimos apresentar para o mundo não só o nosso clube, mas também nossa cidade, nossa cultura e elevar nossa autoestima”, acrescentou.
David Luiz conta com mais de 24 milhões de seguidores no Instagram, enquanto o Fortaleza tem 1,6 milhão. Somando todas as redes, o jogador acumula 40 milhões de seguidores.
Neste cenário, a estratégia do clube envolve realizar publicações em parceria com o jogador. Assim, os posts também são direcionados aos seguidores de David Luiz, o que potencializa o alcance do Fortaleza.
Um dos vídeos compartilhados em parceria com o atleta, que mostra uma montagem do defensor correndo ao lado de um Leão, símbolo do Fortaleza, supera 4,8 milhões de visualizações no Instagram.
Vale lembrar, ainda, que David Luiz acumula passagens por clubes de destaque ao redor do mundo. O zagueiro de 27 anos, antes de voltar ao Brasil, atuou por Benfica, Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal, além da seleção brasileira.
Sua carreira internacional pode ser vista como uma oportunidade de internacionalização para o Fortaleza.
Receitas
A chegada de David Luiz também pode gerar novas receitas para o Fortaleza. Em 2024, o clube foi patrocinado pela Novibet, em contrato que terminou em dezembro e não foi renovado.
O acordo envolvia o pagamento de R$ 20 milhões por ano para o clube nordestino. A expectativa para 2025 é ter um patrocínio máster que pague entre R$ 30 milhões e R$ 35 milhões por temporada.
Enquanto propriedade de marketing, o zagueiro deverá ser aproveitado na promoção de ativações e comercialização de novos produtos, que incluem ações físicas e digitais.
Nas primeiras 24 horas, David Luiz já está sendo utilizado para atrair novos sócios torcedores. Nesta terça-feira (21), o Fortaleza lançou uma promoção em que adesões e renovações a alguns planos do programa terão 15% de desconto com um cupom com o nome do jogador.
O movimento realizado pelo Fortaleza com David Luiz se assemelha com a contratação de Memphis Depay pelo Corinthians. O Timão, além dos benefícios dentro de campo, aproveitou a chegada do craque holandês para criar novos produtos e gerar novas oportunidades de expansão internacional.