A Liga Alemã de Futebol (DFL) anunciou, nesta quarta-feira (20), a ampliação de sua parceria com a Amazon Web Services (AWS), linha de serviços de computação em nuvem da Amazon. A empresa passará a ser fornecedora de inteligência artificial generativa para as primeiras divisões da Alemanha.
O acordo, cuja validade não foi divulgada, prevê a execução de alguns projetos que fazem parte da estratégia de longo prazo da Bundesliga e da Bundesliga 2.
Com a parceria, as competições buscarão melhorias na experiência dos torcedores, produção de mídia e serviço de dados. Entre os projetos, estão traduções automatizadas, uso da nuvem na produção de arquivos de imagens em movimento e reconhecimento automatizado dos acontecimentos dentro de campo.
“A colaboração entre a DFL e a AWS estabelece o padrão em termos de inovação no futebol global. O foco está sempre em benefícios adicionais para parceiros de mídia, torcedores e para a própria DFL”, disse Steffen Merkel, CEO da DFL.
A DFL é parceira da Amazon Web Services desde 2020. Entre os projetos executados por ambas, está o Bundesliga Match Facts, que gera um portfólio de análises feitas em tempo real, com base nos dados dos jogos ao vivo.