O Avanti, programa de sócio-torcedor do Palmeiras, tem registrado crescimento fora da cidade de São Paulo e do Grande ABC. Segundo dados do clube, dois em cada três sócios vivem em localidades mais distantes da capital paulista.
Esse dado indica uma mudança no perfil de adesão ao modelo tradicionalmente atrelado à prioridade e ao desconto na compra de ingressos. Um indício disso é que quarto município com maior número de associados é o Rio de Janeiro, atrás apenas de São Paulo, Guarulhos e Campinas.
Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras, acredita que esse cenário mostra um novo perfil do torcedor do Palmeiras, abrangendo todo o país.
“O Palmeiras é um dos poucos clubes do Brasil verdadeiramente nacionais. A última pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec, divulgada em agosto, mostra que o Palmeiras possui a torcida mais nacional entre os clubes de São Paulo, com 56% dos palmeirenses vivendo fora do Sudeste”, aponta Coelho, em entrevista à Máquina do Esporte.
Expansão
Um dos principais fatores para o crescimento do Avanti são ações atreladas ao Palmeiras Pay. Segundo dados do clube, a conta digital do clube já possui quase 1 milhão de correntistas e está presente em 95% dos municípios brasileiros.
A plataforma oferece oportunidade de degustação gratuita do Avanti: seis meses para quem ativa o cartão de crédito e um mês para quem contrata o cartão de débito.
“O Palmeiras Pay tem desempenhado papel fundamental em nossa missão de alcançar a torcida palestrina em sua plenitude”, declara Coelho.
“Durante a degustação, o palmeirense conhece as vantagens do programa de sócio-torcedor e constata que vale a pena ser Avanti”, completa.
Desde o lançamento da conta digital, em janeiro de 2023, o número de sócios adimplentes passou de 75 mil para mais de 185 mil.
O Verdão ocupa a liderança da última edição do Ranking de Sócios, divulgada pelo GE no final de julho. Na ocasião, o Palmeiras possuía 184.712 associados, enquanto o Internacional, o vice-líder, estava com 111.021 sócios-torcedores. Ou seja, o time paulista conta com 66,4% mais sócios-torcedores do que o segundo colocado.

Benefícios
Para se consolidar na liderança entre os programas dos clubes brasileiros, o Avanti oferece um portfólio de benefícios que busca ir além da compra de ingressos. Os sócios podem adquirir produtos da Palmeiras Store, comprar pacotes e passagens aéreas pela Palmeiras Viagens e matricular seus filhos na Academia de Futebol Palmeiras.
Também é possível consumir em redes parceiras como supermercados e farmácias, e participar de sorteios como o Avanti Premiado, com prêmios como carro zero quilômetro e até apartamento.
“O trabalho de segmentação já faz parte da estratégia do programa. Nossa intenção é oferecer experiências e benefícios que dialoguem com a realidade de todos os públicos, incluindo o palmeirense que não consegue frequentar regularmente os jogos do clube no Allianz Parque”, aponta Coelho.
Conexão
As vantagens ligadas ao consumo são as mais utilizadas pelos sócios Avanti que vivem distantes de São Paulo e, por conta disso, não frequentam o Allianz Parque.
“Queremos estar presentes na rotina do torcedor. Por isso, buscamos benefícios que proporcionem esta conexão diária, como descontos em redes parceiras e dentro do ecossistema do clube, além de serviços digitais”, afirma o diretor de marketing.
Para o executivo, as parcerias firmadas com redes varejistas com boa capilaridade pelo Brasil funcionam como incentivo direto à adesão e à permanência no programa.
“O sócio Avanti consome em estabelecimentos parceiros do programa e recebe descontos ou cashback, o que acaba por custear o próprio plano ao qual ele aderiu. Isso cria um ciclo positivo”, explica Coelho.

Engajamento
Para servir como orientação para novas ações, o Palmeiras utiliza ferramentas de monitoramento para medir o engajamento dos sócios Avanti que não frequentam o Allianz Parque.
“Claro que o desconto no ingresso é um benefício importante, mas o Avanti é muito mais do que isso”, defende Coelho.
De acordo com ele, os levantamentos atuais mostram que o palmeirense mantém um bom nível de conexão com o clube, mesmo que more longe de São Paulo.
“Estamos estudando novos produtos digitais, experiências exclusivas e pacotes de benefícios customizados para diferentes regiões do país”, relata.