Nas últimas décadas, tem crescido de maneira significativa a presença cada vez mais contundente das grandes marcas no universo do futebol, não apenas com patrocínios de camisa, mas assumindo os naming rights de estádios ou mesmo a propriedade das agremiações esportivas.
Se em alguns mercados essa investida das empresas ainda provoca uma certa comoção em setores das torcidas e da própria imprensa, existe um país da Europa onde essa prática é corriqueira e se tornou praticamente uma regra no futebol profissional.
Na Bundesliga, da Alemanha, tema da quarta reportagem especial da Máquina do Esporte sobre as cinco grandes ligas europeias, raro é o time cujo estádio não teve os naming rights vendidos para alguma grande corporação. E muitos são os clubes que funcionam, na prática, como subsidiárias de multinacionais.
Para as gerações mais jovens, o exemplo que logo virá à mente é o do RB Leipzig, um dos diversos times que a austríaca Red Bull possui ao redor do planeta. Desde 1903, porém, o futebol profissional da Alemanha conta com o Bayer Leverkusen, criado por funcionários da Bayer e que, ainda hoje, funciona como uma subsidiária da gigante do setor químico e farmacêutico.
Outro caso notório de time alemão que se enquadra nessa situação é o Wolfsburg, propriedade da montadora Volkswagen.
O Bayer Leverkusen é o único deles que abre espaço para outra marca na parte frontal da camisa de jogo. Seu patrocinador máster do uniforme é a Barmenia, companhia de seguros sediada em Wuppertal, no oeste da Alemanha.
Nesses três exemplos de “equipes subsidiárias”, além da propriedade do próprio clube, as corporações também são donas dos namings rights dos estádios.
As demais equipes da Bundesliga também apostam, há tempos, na venda dos nomes de suas arenas para grandes marcas como fonte de receita. Dos 18 clubes que disputarão a primeira divisão do futebol alemão em 2023/2024, apenas dois não possuem esse tipo de propriedade. Um deles é o Union Berlin, que manda seus jogos no Stadion An der Alten Försterei, localizado na capital do país e cujo nome faz referência a uma antiga cabana de lenhador existente no lugar.
O outro é o Borussia Mönchengladbach, que atua no Borussia-Park. A palavra Borussia é a forma latina para Prússia, nome de um antigo reino germânico que liderou a unificação alemã no século 19.
Liga de um só campeão
País mais rico e industrializado da Europa, a Alemanha reúne grandes empresas de projeção global. Por isso, não é difícil achar na Bundesliga times menores amparados por empresas gigantescas, mesmo para os padrões do Velho Continente.
Nesse cenário, é possível encontrar a Deutsch Telekom, patrocinadora máster do Bayern de Munique, clube que detém seis troféus da Champions League e é o maior campeão da Bundesliga, com 33 títulos, figurando como uma das principais parceiras do Colônia, que tem pouco mais de 500 mil seguidores no Instagram e terminou a última edição da competição em 11º lugar.
A temporada 2023/2024 da Bundesliga terá início no próximo dia 18, com Werder Bremen x Bayern de Munique. E a grande dúvida que paira sobre a nova edição é saber se algum clube será capaz de fazer frente à equipe da Baviera, que, nas últimas décadas, conseguiu a proeza de transformar a primeira divisão do Campeonato Alemão em uma espécie de torneio de um só campeão. Para se ter uma ideia, o Bayern faturou todas as últimas 11 temporadas da Bundesliga.
Material esportivo
Berço de grandes marcas de materiais esportivos, a Alemanha também registra forte presença de empresas de outros países em seu principal campeonato de futebol.
A norte-americana Nike é a que mais possui clubes parceiros na Bundesliga: Wolfsburg, RB Leipzig, Eintracht Frankfurt e Freiburg. A japonesa Mizuno possui contratos com Augsburg e Bochum, enquanto a dinamarquesa Hummel veste Colônia e Werder Bremen, e a britânica Castore tem acordo com o Bayer Leverkusen.
Já a Craft Sportswear tem parceria com o Darmstadt, ao passo que a espanhola Joma fornece materiais esportivos para o Hoffenheim.
Entre as gigantes alemãs, a Puma possui parceria com três clubes: Borussia Mönchengladbach, Heidenheim e Borussia Dortmund. A Adidas, por sua vez, tem contrato com Union Berlin e Bayern de Munique. A também alemã Jako veste as equipes do Mainz e do Stuttgart.
Quais são os patrocinadores da Bundesliga?
A Bundesliga 2023/2024 terá os seguintes patrocinadores: Amazon Web Services (provedor de tecnologia), Milka, Sky (parceiro de TV no mercado alemão), EA Sports FC e Topps.
Uma curiosidade é que, em terra de Adidas e Puma, a bola oficial da Bundesliga é fornecida por outra marca. Trata-se da Derbystar, empresa alemã localizada na cidade de Goch, na região do Baixo Reno, e pertencente à dinamarquesa Select Sport. A parceria com a liga alemã teve início na temporada 2019/2020.
Quais são as marcas que patrocinam os clubes da Bundesliga 2023/2024?
Esta é a lista das principais marcas que patrocinam ou são parceiras dos clubes que disputarão a temporada 2023/2024 da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão:
Augsburg
Principais: Mizuno (material esportivo), WWK (máster e naming rights do estádio) e Siegmund (manga de camisa)
Outros: Lew, Grünbeck, VR-Bank, Segmüller, SWA, Audi e Lotto Bayern
Union Berlin
Principais: Adidas (material esportivo), Paramount+ (máster) e JD (manga de camisa)
Outros: Cervejaria Berliner, Elaris, Elten, eToro, MBS Direkt, Rewe, TotalEnergies, Berliner Verlag GmbH, Prodesign Marketing, Radioeins Rundfunk Berlim Brandemburgo, AOK Nordost, Aroundtown, Berlim Fliesendesign BFD, Blåkläder Deustschland, Club of Gents, Coca-Cola, Degewo, Lotto Berlin, DKB, Die Logistiker, Dieag Behrens-Ufer, Eberswalder, Fresh Foodz, GUT Roske, Borchert, Hütel & Meß Schwimmbad – Ospa, IBR-Berlin, Koch Automobile, Eisener Strom, Merces-Benz, IFA, Wildz, Siedler & Kowalski Malermeister, Velero e WG Systems
Bochum
Principais: Mizuno (material esportivo) e Vonovia (máster e naming rights do estádio)
Outros: Stadwerke Bochum, Moritz Fiege, Dachbleche24.de, Seco Kältetechnik, Sparkasse Bochum, Sportwetten (apostas) e Tiemeyer Gruppe
Werder Bremen
Principais: Hummel (material esportivo), Matthäi (máster) e Wohninvest (naming rights do estádio)
Outros: Ammerländer, Haake Beck, EWE, Wiesenhof, Hoyer, Zillertal.at, Coca-Cola, H-Hotels.com, Friebel, Vilsa, ÖVB Fair Versichert, Hol’ab, Paracelsus Kliniken, Mercedes-Bens Bremen, Hewlett Packard Enterprise, Rose, Smavesto e FE Promotion
Darmstadt
Principais: Craft Sportswear (material esportivo), Haix (máster) e Merck (naming rights do estádio)
Outros: Entega, Krombacher, Neo.bet, Peak, Software AG e 28 Black
Borussia Dortmund
Principais: Puma (material esportivo), Ionos by 1&1 e Evonik (másteres) e Signal Iduna (naming rights do estádio)
Outros: GLS, Bwin, Rowe Motor Oil, EA Sports FC, Eset, brinkhoff’s, Wilo, Hankook, Bybit, Adesso, Apotal.de, Atlas Safety Shoes, Coca-Cola, DEW21, Eurowings, Rügenwalder Mühle, Workday, Stiebel Eltron, Sorare, Rosier e Rewe
Eintracht Frankfurt
Principais: Nike (material esportivo), Indeed (máster) e Deutsche Bank (naming rights do estádio)
Outros: Betway, Depot, Deutsch Familienversicherung, DWS, Hyundai, Lotto Hessen, Mainova, Pepsi Zero Zucker, RoboMarkets, Sun Express Airlines, Aral, Binding, BO1, Brockhaus Technologies, eToro, Frankfurter Sparkasse, Hailo, Joka, LG, Nexen Tire, PWC, Rewe, RMV e VGF
Freiburg
Principais: Nike (material esportivo), Jobrad (máster) e Europa-Park (naming rights do estádio)
Outros: Badenova, Rothaus, BGV, Lex Ware, 11TeamSports, Schwarzwaldmilch, Lotto Baden-Württemberg e WeberHaus
Heidenheim
Principais: Puma (material esportivo), MHP (máster) e Voith (naming rights do estádio)
Outros: Hartmann, 11TeamSports, LihaWerbung Max Liebhaber, Gttuttgarter Hofbräu, Lotto Baden-Wüttermberg, Radio Ton, Roma, Sungrade, Plakat-Verkauft.de, Günther & Schramm, Kieffer, Ensinger, Radio7, Porsche, Natz-Schabs, Stengel, Bikeorado, Probas.Plating e Business Today
Hoffenheim
Principais: Joma (material esportivo), SAP (máster), Hep Solarinvest (manga de camisa) e PreZero (naming rights do estádio)
Outros: Audi, AOK, Bitburger, Saskia, Union Investment, Schwarzwaldmilch, Coca-Cola, Delikatessa, Heilbronn, LTS, MVV, NeoBet, NetApp, Radio Regenbogen, Sophos, Sovanta, Unzer, Volksbank Kraichgau, ABCPremium, BAZ, Caffè Chico D’Oro, Live Directors, Schaa, Schweickert, Solevita e Thermoplan
Colônia
Principais: Hummel (material esportivo), Rewe (máster), Devk (manga de camisa), DeutschTelekom e RheinEnergie (naming rights do estádio)
Outros: Ford, Gaffel, DHL, Fleetpool, Merkur, Kik, Kreissparkasse Köln, Stahlwerk, Bulls, Bäckerei Schneider, Coca-Cola, Dorint, eToro, Flossbach von Storch, Hochwald Sprudel, Keffe Partner, Niedax Group, Osmab, Poli-Tape Group, Remagen e Hagedorn
RB Leipzig
Principais: Nike (material esportivo) e Red Bull (dona do clube ocupa os espaços no uniforme)
Outros: AOC, Porsche e Volkswagen
Bayer Leverkusen
Principais: Castore (material esportivo), Bayer (proprietária da equipe, que é uma subsidiária da empresa) e Barmenia (máster)
Outros: Alexanderwerk AG, Kaiyun, Kumhom Tire, Ledvance, Tipwin, Trive, Veniture, Apotal.de, Bitburger, Bergische Krankenkasse, Coca-Cola, Ditcon, EVL, Frü Kölsch, iLoq, Lerros, Leverkusener Anzeiger, Odiporo, Niedax Group, Radio Leverkusen, Reloga, Scalpers e Tradar
Mainz
Principais: Jako (material esportivo), Kömmerling (máster) e Mewa (naming rights do estádio)
Outros: IDM, Entega, Lotto Rheiland-Pfalz e Bitburger
Borussia Mönchengladbach
Principais: Puma (material esportivo) e Flatex (máster)
Outros: AOK, Audi, Bitburger, Elten, Inter Wetten, Kyocera, LVM, Reuter.de, Santander, Sonepar e Sure Secure
Bayern de Munique
Principais: Adidas (material esportivo), Deutsche Telekom (máster), Audi (uniforme de treino) e Allianz (naming rights do estádio)
Outros: Adobe, HBV, Konami, Libertex, Paulaner, SAP, Saskia, Tipico, Viessmann, Coca-Cola, Einhell, Adyen, Hülsta, Hylo, Istrien, Man e Miele
Stuttgart
Principais: Jako (material esportivo), Winamax (máster), Q-nnect (uniforme de treino) e MHP (naming rights do estádio)
Outros: Porsche, Hep Solarinvest, Hoffbräu, Wohninvest, Allianz, Schwarzwaldmilch, Gazi, EgeTrans, Würth, Topregal, EnBW, Mechatronik, Rewe, VFB e AOK
Wolfsburg
Principais: Nike (material esportivo) e Volkswagen (marca dona do time estampa patrocínio na camisa e no nome do estádio)