A competição que é tema da reportagem desta quarta-feira (9), da série da Máquina do Esporte sobre as cinco principais ligas da Europa, costuma despertar um certo saudosismo entre os amantes de futebol que têm mais de 30 anos.
A temporada 2023/2024 da Serie A italiana terá início no próximo dia 19 de agosto, às 13h30 (horário de Brasília), com Empoli x Hellas Verona e Frosinone x Napoli (atual campeão), apresentando forte predomínio de marcas italianas entre os patrocinadores e mesmo no fornecimento de material esportivo. Nada menos do que 11 clubes (os menores) dos 20 que disputam o campeonato utilizam uniformes feitos por empresas locais.
Hoje, a competição está muito distante daquilo que foi nos anos 1980, 1990 e início de 2000, quando seus clubes reuniam grandes craques do futebol mundial e mobilizavam uma imensidão de fãs aos redor do planeta.
Na última década, a primeira divisão italiana havia se tornado uma espécie de campeonato de um time só. Das poucas certezas existentes nesta vida, uma delas era de que a Juventus seria campeã da Serie A.
Foi assim por longas nove temporadas seguidas, de 2011/2012 até 2019/2020, sem qualquer variação. O clube de Turim soube aproveitar os fartos recursos disponibilizados pela família Agnelli, que também é fundadora do Grupo Fiat, uma das maiores empresas da Europa, numa época em que os principais adversários atravessavam momentos financeiros complicados.
Essa monotonia toda, aliada ao mau momento de gigantes como Milan e Internazionale, teve um alto custo para o Campeonato Italiano, que se materializa atualmente na perda de craques, de audiência e de prestígio internacional.
Em que pese a recente recuperação da dupla de Milão, que fez boa campanha da última temporada da Champions League, aliada ao fim da hegemonia da Juventus (com direito ao Napoli levantando a taça na última temporada da Serie A), o Campeonato Italiano da primeira divisão ainda tem um longo caminho a percorrer até poder voltar a fazer frente a competições como Premier League ou LaLiga.
O relatório Deloitte Football Money League 2023, que analisou as receitas dos 30 clubes que mais faturaram na temporada 2021/2022, não traz nenhum time italiano entre os dez mais ricos do mundo.
A equipe da “Velha Bota” mais bem-posicionada no ranking é justamente a Juventus, 11ª colocada, com € 400,6 milhões em receitas no período analisado. A Internazionale aparece apenas na 14ª posição da lista, com faturamento de € 308,4 milhões. Campeão italiano de 2021/2022, o Milan vem em 16º lugar, com € 264,9 milhões. Nenhuma outra equipe do país é citada entre as 30 mais ricas do mundo.
Material esportivo
Uma forte fragmentação pode ser observada, quando se analisa o fornecimento de materiais esportivos aos times da Serie A da Itália. Nenhuma empresa específica contará com mais de três representantes na temporada 2023/2024.
Por outro lado, é possível notar um forte predomínio de marcas italianas. Ao todo, 11 clubes serão vestidos por empresas locais. Isso poderia ser interpretado como um sinal de força das companhias do país, não fosse pelo fato de os clubes de maior expressão global estarem todos nas mãos das gigantes internacionais Adidas, Puma e Nike.
Entre as marcas italianas que estarão presentes na Serie A 2023/2024, a Kappa é a que terá mais equipes (Genoa, Fiorentina e Empoli). Ela está empatada com a espanhola Joma, parceira de Atalanta, Hellas Verona e Torino.
Em seguida vêm Zeus (Salernitana e Frosinone) e Macron (Udinese e Bologna). As também italianas Lotto e Eye Sport têm acordos, respectivamente, com Monza e Cagliari. O Lecce utiliza sua marca própria, a M908. O Napoli, por fim, veste EA7, divisão esportiva da Armani.
Já entre as gigantes dos materiais esportivos, a Adidas possui contratos com Juventus e Roma. A Puma é parceira de Milan e Sassuolo. A Nike possui apenas um representante, a Internazionale. E a Mizuno é fornecedora da Lazio.
Patrocínios e parcerias
Tal como na LaLiga, uma grande disparidade pode ser percebida nos patrocínios e parcerias da Serie A da Itália. Em geral, os clubes maiores e com mais projeção internacional, em especial Juventus, Milan e Internazionale, possuem contratos com um número limitado de marcas poderosas, com destaque para empresas globais.
A Juventus, por exemplo, estampa na frente de seu uniforme a logomarca da Jeep, marca de utilitários esportivos do Grupo Fiat, além de ser parceira da Allianz, que detém os naming rights do estádio do time de Turim. A Internazionale, por sua vez, tem como patrocinadora máster a Paramount, além de contar com patrocínio de manga de camisa com a eBay.
Já o Milan leva na frente da camisa a Emirates, além de possuir contrato com a MSC Cruzeiros, que também é parceira do Napoli, outro que é patrocinado pela eBay.
Nesses casos, porém, falamos de clubes que passaram décadas em destaque na mídia internacional, tendo conquistado troféus importantes e abrigado inúmeros craques que deixaram seus nomes gravados na história do futebol. A Juventus, por exemplo, tem 58 milhões de seguidores no Instagram, o que representa mais do que a soma de todos os clubes da Série A do Brasileirão.
Do outro lado da ponta, a maioria dos times que disputam a primeira divisão da Itália têm pouca projeção midiática. Equipes como Sassuolo, Udinese e Salernitana somam, cada uma, menos de 300 mil fãs na rede da Meta.
Esse cenário faz com que os clubes tenham de firmar acordos com dezenas de empresas apoiadoras, a maioria delas de expressão local. A Salernitana, por exemplo, divulga 57 marcas entre seus parceiros, desde o Caffè Motta, seu patrocinador máster, e a Farmacia Continua (que também é estampada na frente da camisa), até empresas como Starcasino Sport, Manzo Trasporti, Check-up Centro Diagnostico, Isola Reflex e Porca Vacca Braceria Democratica.
Quem são os patrocinadores da Serie A da Itália?
A principal patrocinadora da Serie A italiana na temporada 2023/2024 será a TIM, maior empresa de telecomunicações do país europeu e que possui também os naming rights da competição.
Entre as demais marcas parceiras do Campeonato Italiano estão Frecciarosa (serviço de trem de alta velocidade da estatal Trenitalia), EA Sports FC, 1xBet, Panini, Crypto.com, Puma (bola oficial), Socios.com, OneFootball e Sorare.
Quais são as marcas que patrocinam os clubes da Serie A da Itália?
Esta é a lista completa das marcas que patrocinam os clubes que disputarão a Serie A TIM 2023/2024, a primeira divisão do Campeonato Italiano:
Atalanta
Principais: Joma (material esportivo), Radia Group (máster) e Gewiss (naming rights do estádio)
Outros: Intesa Sanpaolo, Brembo, Oriocenter, ItalianOptic, Replay, Wüber, Aeroitalia, Gi Group, Scuola IMG Berg, Isocell, Italpol Vigilanza, Konami eFootball, LeoVegas.news, Leyu, Pernice, La Gazzetta dello Sport, Milan Bergamo Airport BGY, Sanpellegrino, Sorare, TecnoBody, Tendaflex, Vendrai, Vierre e Volvo
Bologna
Principais: Macron (material esportivo), Saputo (máster), Lavoropiu (manga de camisa) e Selenella (barra inferior traseira da camisa)
Outros: IMA, Comet, EA Sports FC, Pelliconi, Kinto, One Express, Unibet TV, Dr. Cinik Hair Transplant, Innova Finance, Vini D’Italia Alessandro Berselli, Chef a Casa, New Holland Agriculture, Unika, Filicori Zecchini, Vivaticket, Villani, Isokinetic, Amaro Montenegro e Kama
Cagliari
Principais: Eye Sport (material esportivo), Sardegna Isola dell’Artigianato (máster), Arborea (manga de camisa) e Blue Shark (bermuda)
Empoli
Principais: Kappa (material esportivo), Computer Gross (máster), Pediatrica (barra inferior traseira da camisa) e Sammontana (manga de camisa)
Outros: Saint-Gobain, Vivaticket, Sixtus Italia, Volvo Peragnoli-Scar, Giadil, ZonaMarket, Tuscofarm, Roberto Ricci Designs, Studio Sport, Timenet, Beyfin Spa, Massigen, Inpa, Tuscany Green, House Natural, Eurobet Live, HTS, Recoaro, Sky, DZN, Truck Italia e Chianti Banca
Fiorentina
Principais: Kappa (material esportivo), Mediacom (máster) e Holding Lamioni (barra inferior traseira da camisa) e Estra
Outros: Sammontana, OlyBetTV, Cattolica Assicurazioni, Coop.fi, DAZN, EA Sports FC, Gruppo AF, Gruppo Ergon, Montezemolo, Nuova Comauto, Planet Play 365, Programa Lasciati Guidare, Windtre, Vivaticket, Acqua Silva, Marchesi Antinori, Berni Store, Galateo, Nigro & C. Construzioni, Probios, Rinascente, Signify, Sixtus Italia, Snep, Stilli Solutions, Vangi, Villa Vittoria, Zanaga, Cassioli, C&G Noleggi, DeGa, Esaote, Etermet, Gigli, Macuz, MB Elettronica, Petroli Firenze, Savini, Sicuritalia, Sparco e Zo Working
Frosinone
Principais: Zeus (material esportivo), MeglioBanca (máster), Orsolini (manga de camisa) e Dem Supermecati (barra inferior traseira da camisa)
Genoa
Principais: Kappa (material esportivo), Pulsee Luce e Gas (parte frontal da camisa), MSC Crociere (parte frontal da camisa), Lease Plan (barra inferior traseira da camisa) e CDS (uniforme de treino)
Outros: La Mia Liguria, Infront, Niasca Portofino, Safe Network, Cambiaso Risso, Ability Group, Biotech Riviera, Esaote, Foot Lab, Genovarent, Greataly, PubliLed, 4+ Nutrition, OMP, Anfosso, B. Catering, Caffè Boasi, Caseificio Val d’Aveto, Coop, Dolomia, Ipercoop, Noberasco, Stemar Past e Unifrigo Gadus
Hellas Verona
Principais: Joma (material esportivo), Sinergy Luce e Gas (máster), Conforama (segundo patrocinador), Drivalia (manga de camisa) e Vetrocar (barra inferior traseira da camisa)
Outros: Noleggiare, Bwin.tv, Trentino, San Martino di Castrozza, Datagol, Sixtus Italia, Vivaticket, Sparco, Paradello, Isokinetic e Parc Hotels Italia
Internazionale
Principais: Nike (material esportivo), Paramount (máster), eBay (manga de camisa) e LeoVegas (uniforme de treino)
Outros: Suning, Konami eFootball, Pirelli, Socios.com, Moncler, Ria Money Transfer, Snaipay, Volvo, nilox, Heinz, Telepass, Cerba HealthCare, A2A, Attal Group, Gatorade, Skyland Energy, Locauto, La Molisana, Hisense, Pop Caffè, Fratelli Beretta, Recrowd, S. Bernardo, Santa Margherita, Radio 105, Kopron, La Gazzetta dell Sport, Gattinoni Group, Technogym, Sixtus Italia, HTH e Kaiyun Motors
Juventus
Principais: Adidas (material esportivo), Jeep (máster) e Allianz (naming rights do estádio)
Outros: EA Sports FC, Cygames, Balocco, Socios.com, Ganten e Wüber
Lazio
Principais: Mizuno (material esportivo) e Binance (máster)
Outros: Eurobet, Konami eFootball, Groupama, A2A, Filette, My Smart Courier, Orsolini, Paideia, Rentalplus, Sartoria Cardona, Siempharma, Valori, Unidata, Birrificio Tre Caratteri, BTL, Caparzo, Dumpling Bar, Vini Fantini, National Services, Palombini e Frankye Bistecca Zero 21
Lecce
Principais: M908 (material esportivo), Deghi (máster), Betitaly Pay (segundo patrocinador), DR (parte traseira da camisa) e BPP (manga de camisa)
Outros: Scardini Costruzioni, Deliziosa, Greenergy, Aratravel, DFV, DMJ Mercedes-Benz, Acqua Orsini, Infissi Scarcella, Emme2, Check-up Centre, Calema, McDonald’s Itália, Tomeve’s, Alpak, Alpe Cimbra, Tatò Paride, Expert, Bruno Valentino Rappresentaze Puglia Termica, Aeroporti di Puglia, Blumapul, Fiusis Ecopellet, Ottica Rucco, Centro Porsche Bari, Ferrante, Wi City, Corte Ludovico, Alma Roma Vigilanza, GTZ Medical, Radiologia Quarta Colosso, Daripa, Rede, Sensi Gelateria, Sport Economy e Telerama News
Milan
Principais: Puma (material esportivo), Emirates (máster), MSC Cruzeiros (manga de camisa) e Konami eFootball
Outros: Bitmex, BMW, Kumho Tire, OneFootball, Skrill, Socios.com, Sorare, Wefox, Off-White, Afinna One, Casillo, Starcasinò Sport, Clivet, Snapy, eBay, Senec, Eneos, Siro, Lete, Monkey, A2A, Gatorade, Beretta, La Molisana e Segafredo Zanetti
Monza
Principais: Lotto (material esportivo), Motorola (máster), U-Power (segundo patrocinador), Dellorto (manga de camisa), Pulse Luce e Gas (barra inferior traseira da camisa)
Outros: Intesa Sanpaolo, Air Action Vigorsol, Konami eFootball, Fratelli Beretta, Windtre, Lete, Mentadent, Spiz, Eurobet, Deliveroo, Cmatic, Corpay, Esselunga, Rowenta, Lettieri Group e Reporter Parfum for Men
Napoli
Principais: Armani EA7 (material esportivo), MSC Cruzeiros (máster), eBay (manga de camisa) e UPbit
Outros: Konami, Sorare, Coca-Cola, Socios.com, OneFootball, Match Worn Shirt, Sorgesana, Garofalo, Ticketone, Caffè Toraldo, Energas, Trentino, Euronics Tufano, Union Gas e Luce, Abruzzo, Lever Touch e Starcasino Sport
Roma
Principais: Adidas (material esportivo), Auberge Resorts Collection (barra inferior traseira da camisa) e Toyota (uniforme de treino)
Outros: Konami eFootball, Ferrarelle, Socios.com, Sixtus Italia, Sparco e Valdo
Salernitana
Principais: Zeus (material esportivo), Caffè Motta (máster), Eté (manga de camisa), Farmacia Continua (segunda patrocinadora) e Università eCampus
Outros: Starcasino Sport, Le Cotoniere, Nobile, Alchimia Broker, Isola Reflex, Dianflex, Didopharma Gloves, Excursus Investigazioni, FMTS Group, Porca Vacca Braceria Democratica, BTL, Del Priore, Gruppo Noviello, Mediterranea, Francesco Spera, Sport Science to Perform, Mecar Iveco, Melella Group, Massigen, Crypto.com, Finanzio Azienda, 958 Santero, Gruppo Iovine, Editel, Fideuram, Carnico, Manzo Trasporti, Cerbone Gruppo, AF Logistic, Wow Green House, Sele Vending, Santoro, Edil Casa, Sara ti Assicura Enrico Giudice, Farmacia Fiore, Check-up Centro Diagnostico, Bella Napoli, Smyb, Gaetano Cavallo, Sanifar, Self Business Group, Block Shaft, Saia Disinfestazione, Kopron, Manigliera, Carpino, Manufatti Caggiano, Medac, Medi Blue, Campolongo Hospital e Agroenergia
Sassuolo
Principais: Puma (material esportivo) e Mapei (máster).
Outros: Casalgrande Padana, Refin Ceramiche, I Love My Kitchen, Fratelli Beretta, Viva Events, Starcasino Sport, Divisione Cantieri Stradali Rome Italy, Sixtus Italia, Tecno BI, Radio Bruno, Vivaticket, Unicom Starker, Surfaces Group, Polyglass, Modula, Maxima, Florim, Fila Surface Care Solutions, Ceramics of Italy, Cercol, Azeta Goma, Adesital, Sparco, Messori, Cantini Maschi, Acqualy, Artestampa Fioranese, Ascot Everytile, Autovia, Bper Banca, Gaspari Viaggi, Hammer, Kait Expansion, MilkyLAB, Pifferi Impianti, Progress Profiles, Projecta, RCM, Revisione Italia, Sacmi, Sapiens Agenzia Per Lavoro, Syneco, Adriatica Acque, AutoGepy, Bigslabs, Cemic, DB Service, Frigogel, Nuova Sormu, Projet Service Commerciale, VIP Hospitality, Emil Ceramica Group, Excellence Sport, ambiente e Salute, Lapam, Metalsider2, Moviter Ecoservizi, Ecosistema e TF
Torino
Principais: Joma (material esportivo), Suzuki (máster), Fratelli Bereta (segundo patrocinador), JD (manga de camisa) e Edilizi Acrobatica
Outros: Panealba, Starcasino Sport, Youhodler, Segafredo Zanetti, Dental Pro, Ceat Pneumatici, PlanetPay, Massigen, Vivaticket, Sator General Contractor, La Gazzeta dello Sport, BRC Gas Equipment, Bardahl, Rinascente, Angelico, 958 Santero, Gerla, S. Bernardo, Tuborg, Radio Italia, GTT, Esaote, Sparco, Artebianca, Baldinini, Sanitalia, Fisio & Lab e Sixtus Italia
Udinese
Principais: Macron (material esportivo), Presti Pay (máster), Prosciutto di San Daniele (manga de camisa) e Bluenergy (barra inferior traseira da camisa)
Outros: Dinamica, Eurobet Live, Io Sono Friuli Venezia Giulia, Astoria, PanPiuma, Asem, Calligaris, Goccia di Carnia, Despar Eurospar Interspar, Manuel Caffè, MEP, Colfert, Socios.com, Steel Lab, Frecciarosa, Birra Moretti, Nomago, Servizi Immobiliari, Mulish, Kama, Farbe, Gielle Industries, Mecplast, PF Group, McDonald’s Udine, Radio Piter Pan, Barbarini & e Foglia, Legnonord, Erredi, Yamei Sports, Ideando Pubblicità, Autopiù Jaguar Land Rover, Autosystem, BeanTech, Blue Service, Cauduro, Circolo Agrario, Gamma Sport, Pratika, PharmaNutra, Sicuritalia, IOP Group, Midj, Nordest Servizi, Gruppo SME e Centro Friuli