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Estêvão adota estratégia conservadora com patrocinadores e planeja cautela em ida à Europa

Agenciado pela 94 Marketing & Football, estrela do Palmeiras tem acordos comerciais apenas com Nike e Benegrip

Estêvão participa de evento promovido pela Benegrip - Divulgação

Estêvão é uma das maiores promessas do futebol brasileiro e, por conta disso, teve uma ascensão meteórica nos últimos meses dentro de campo. Fora das quatro linhas, porém, o atleta de apenas 18 anos segue um caminho muito mais conservador.

Agenciado pela 94 Marketing & Football desde setembro do ano passado (a empresa cuida da imagem do atacante, enquanto a Link Sports é responsável pela gestão da carreira), o jogador do Palmeiras possui poucas parcerias comerciais considerando-se o potencial midiático alavancado pelo desempenho demonstrado em campo.

À Máquina do Esporte, Fabrício Ramos, cofundador e CEO da agência de marketing, explicou que o trabalho com Estêvão se baseia no respeito aos interesses do próprio jogador.

“Os primeiros meses foram de formação, de educação, de entender, conhecer ele, sua personalidade, a relação familiar, o que fazia sentido pra ele. Durante o processo, ele começou a performar em campo e aí o telefone começa a tocar toda hora”, contou o executivo.

Diante disso, não há o interesse de fechar um grande número de parcerias, mas, sim, de se associar apenas a marcas que conversem com Estêvão e seu objetivo como figura pública. Equilibrar a agenda comercial com a rotina como atleta profissional também é uma preocupação.

“Ele tem uma agenda já com o clube, com o Palmeiras, muito intensa. Começou a ser convocado para a seleção brasileira. Então, primeiro que não cabia na agenda dele”, disse Fabrício.

“Outra questão é fazer aquele filtro. O foco é fazer parcerias que agreguem valor à imagem dele, que agreguem à personalidade dele e ajudem-no nesse desenvolvimento”, acrescentou.

Parcerias

Mesmo já tendo completado 78 jogos profissionais pelo Palmeiras, marcado 26 gols, dado 19 assistências e conquistado dois títulos (Brasileirão 2023 e Paulistão 2024), além de convocações para a seleção brasileira, Estêvão tem apenas duas marcas parceiras: Nike e Benegrip.

O acordo com a Nike envolve o fornecimento de materiais esportivos, como as chuteiras utilizadas por ele. A Benegrip, por sua vez, tem o atleta como garoto-propaganda e um ponto de contato com as novas gerações.

Para se aproximar do mundo de Estêvão, a Benegrip chegou a personalizar um par de tênis com suas cores para o jogador. E, claro, um modelo da Nike. A estratégia foi bem avaliada pelo atleta e seus familiares, tanto que até mesmo sua irmã mais nova pediu um par igual.

Depois do período de estudo, a 94 Marketing & Football busca acordos de longo prazo para o atacante. Alguns, inclusive, já estão sendo negociados.

“Hoje, já temos mais clareza do que faz sentido. Estamos tendo conversas com outras marcas, pensando em projetos de longo prazo, como é o caso da Benegrip”, revelou Fabrício Ramos.

Transição

Com 18 anos completados no final de abril, Estêvão está com os dias contados no Brasil. O jovem disputará a Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 com o Palmeiras, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, e depois concluirá sua transferência para o Chelsea, da Inglaterra.

Na Europa, o jogador passará por um período de adaptação dentro e fora de campo. Nesse cenário, o desafio da 94 Marketing & Football será manter a relevância na imagem de Estêvão mesmo que ele não performe inicialmente.

Ainda assim, a expectativa é de que o jovem evolua da maneira como fez no Brasil. A agência se prepara para isso com a mesma cautela preservada nos últimos meses, mas já de olho em oportunidades que possam ser aplicadas em escala global.

“É um recomeço, e ele está ciente. Nossa equipe já esteve na Inglaterra, passamos cerca de 10 dias lá visitando o clube, conhecendo a estrutura, entendendo um pouco melhor qual é o plano de comunicação do clube para ele”, lembrou o cofundador da 94 Marketing & Football.

“Teremos uma equipe acompanhando-o no dia a dia lá, desde a chegada. De fato, para aproveitar as oportunidades. Depois da Benegrip, começamos a olhar para marcas que também tenham essa projeção global”, acrescentou.

No planejamento da 94 Marketing & Football, a primeira fase do caminho de Estêvão, o início no futebol profissional, já está concluída. Iniciando-se o segundo passo, a Europa, a agência já projeta qual será o degrau seguinte: a Copa do Mundo de 2026.

“É tudo muito rápido, um intervalo de um ano e meio ou dois. Acreditamos muito que ele estará na Copa de 2026. Então, nós dividimos essa primeira etapa do planejamento nessas três fases”, projetou o executivo.

Diferentes caminhos

A estratégia seguida por Estêvão é diferente da adotada por diversas estrelas em ascensão ao redor do mundo. O atacante Endrick, que também foi formado nas categorias de base do Palmeiras e se transferiu para a Europa muito jovem, por exemplo, aposta em outra abordagem.

Diferentemente de Estêvão, o jogador do Real Madrid já acumulou diversas parcerias, com New Balance, Red Bull, Sicoob, Replay, Natura, Warner, Panini, Odontocompany e Rei do Pitaco, uma casa de apostas, entre outros.

Algumas das parcerias expuseram o jogador a algumas polêmicas, como o caso envolvendo a Neosaldina. No final de 2023, quando ainda atuava no Brasil, Endrick foi anunciado como embaixador da marca. O acordo foi bastante questionado por se tratar de uma droga considerada doping pela Agência Mundial Antidoping (Wada).