EXCLUSIVO: Lênin Franco deixa o Cruzeiro e é o novo diretor de marketing da CBF

Lênin Franco (centro), com Gabriel Lima (CEO do Cruzeiro) e Ronaldo - Gustavo Aleixo / Cruzeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará, nos próximos dias, seu novo diretor de marketing: Lênin Franco. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o executivo, que ocupava o cargo de diretor de negócios do Cruzeiro, deixou a Raposa para se transferir para a entidade que comanda o futebol brasileiro.

O cargo de diretor de marketing estava vago desde a saída do espanhol Lorenzo Perales, há um ano. Desprestigiado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e com pouca autonomia para gerir processos de sua área, a saída de Perales era esperada. À época, o espanhol, com passagem de quase duas décadas pelo Real Madrid, alegou razões pessoais para a saída.

Procurada, a CBF não confirmou a nomeação de Franco. A assessoria de imprensa da entidade afirmou apenas que o executivo é uma das pessoas cotadas para o cargo, mas que essa definição só acontecerá após a chegada de Ednaldo Rodrigues do Peru, onde o presidente da entidade foi acompanhar o segundo jogo da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Novo diretor

Lênin Franco iniciou a carreira no futebol ocupando o cargo de gerente comercial do Bahia de 2013 a 2021. Em 2020, chegou a ganhar o prêmio de melhor executivo de marketing na Conferência Nacional de Futebol (Conafut).

Depois disso, teve uma breve passagem pelo Botafogo, entre 2021 e 2022, como diretor comercial. Em maio do ano passado, foi confirmado como diretor de negócios da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. Nesse período, foi parte integrante do clube na conquista da Série B do Brasileirão e no retorno da Raposa à elite do futebol brasileiro.

Ednaldo Rodrigues conhece Lênin Franco desde os tempos de Bahia, já que o atual presidente da CBF foi presidente da Federação Baiana de Futebol de 2001 a 2018.

Sair da versão mobile