EXCLUSIVO: Por ética e transparência, São Paulo completa um ano com Neoway

A Neoway, considerada uma das maiores empresas da América Latina nos segmentos de big data e inteligência artificial, divulgou, com exclusividade à Máquina do Esporte, uma parceria que já está em vigor há um ano com o São Paulo. O clube vem usando a expertise da empresa no Programa de Integridade do Tricolor (PIT), criado no ano passado para orientar a conduta política da instituição e dos funcionários do clube.

O intuito do programa são-paulino é reduzir os riscos comerciais, otimizar as avaliações contratuais e fortalecer o vínculo do clube com a ética e a transparência, por meio de certificações e da adesão ao Programa Pacto Pelo Esporte. As ferramentas de big data e inteligência artificial da Neoway são utilizadas para “due dilligence”, monitoramento de processos e acompanhamento de procedimentos.

Segundo a Neoway, após um ano de implementação das soluções, os resultados já têm se mostrado “bastante satisfatórios“. Cerca de 60% dos casos submetidos às análises acabaram apresentando algum sinal de alerta, seja conflito de interesses ou situações que inviabilizam o negócio.

“Não há segmento da economia que possa ser eficiente e competitivo sem agregar tecnologia à sua gestão estratégica. Não é diferente no esporte e entretenimento. As soluções da Neoway dão mais segurança e previsibilidade para a operação de todas as nossas áreas, do marketing ao social. Isso é essencial para a saúde econômica e financeira do clube”, afirmou Roberto Armelin, diretor jurídico e diretor de compliance do São Paulo.

“O mundo está cada vez mais pautado na ética e transparência. O esporte segue essa tendência. Novos modelos de negócios, como a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ou o Pacto Pelo Esporte, por exemplo, têm trazido esses pontos como premissas básicas. Diante desse cenário, a tecnologia é um grande facilitador, e já percebemos uma maior procura pela gestão do risco de compliance automatizada”, destacou Luciana Silveira, diretora de compliance da Neoway.

Fundada em 2002, em Florianópolis (SC), a Neoway lançou sua plataforma SaaS em 2012 e atualmente está presente em todo o país. A plataforma oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance e prevenção contra perdas, entre outras. Em outubro de 2021, a empresa passou a fazer parte da B3, principal infraestrutura do mercado financeiro brasileiro.