O anúncio da Coca-Cola como nova patrocinadora oficial das competições de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), feito no início deste mês, agitou o noticiário esportivo no Brasil e no restante do continente.
De 2023 a 2026, a empresa ocupará lugar de destaque na Copa Libertadores, na Copa Sul-Americana, na Libertadores Feminina e na Recopa Sul-Americana, por meio das marcas Coca-Cola e Powerade.
Nesta semana, o presidente da Coca-Cola Company na América Latina, Bruno Pietracci, concedeu uma entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, em que comentou detalhes sobre o contrato e também suas expectativas em relação ao patrocínio. Em suas respostas, ele deixa claro que o esporte tem importância estratégica para a empresa e que o futebol sul-americano ocupa lugar relevante nesses planos.
Leia a seguir:
Máquina do Esporte: O que esse contrato com a Conmebol representa para a estratégia de marketing esportivo da Coca-Cola na América do Sul?
Bruno Pietracci: Patrocinamos eventos esportivos porque estamos comprometidos em usar nossa experiência em marketing, o apelo das nossas marcas e nossa escala para fazer uma diferença positiva e duradoura nas comunidades que atendemos. Esses eventos oferecem oportunidades para expormos a muitos consumidores nossas marcas e a diferença positiva e duradoura que fazemos em comunidades em todo o mundo.
Por isso, acreditamos que patrocinar as competições de clubes da Conmebol nos aproximará dos torcedores de toda a região e nos permitirá gerar ações que elevem a experiência do consumidor.
MDE: Como a Coca-Cola e a Powerade pretendem patrocinar esses campeonatos? A empresa pretende fazer algum tipo de promoção com seus clientes, como levá-los às finais dos torneios ou oferecer brindes relacionados à competição?
BP: Os detalhes das ativações que faremos com nossos clientes, consumidores e parceiros para aumentar a conexão entre eles, as marcas e o torneio serão comunicados em breve. No entanto, é importante destacar que nosso objetivo com o patrocínio é apoiar ativamente a evolução e o desenvolvimento do futebol sul-americano e oferecer aos seus torcedores o melhor entretenimento no âmbito da Conmebol Libertadores, da Conmebol Libertadores Feminina, da Conmebol Recopa e da Conmebol Sul-Americana.
MDE: Como a Coca-Cola e a Powerade pretendem ativar esse patrocínio no Brasil, principal mercado da empresa na América do Sul?
BP: Sabemos que a América Latina é uma das regiões que respiram a paixão por este esporte. Seja no Brasil ou em outros mercados, estaremos presentes nos locais onde os torcedores estão e buscaremos formas para que as marcas Coca-Cola e Powerade se conectem com o público e os acompanhem nos momentos mais especiais do esporte.
Acreditamos que grandes momentos da história do esporte inspiram ações e mudanças na vida das pessoas. Uma vez que entendemos como o esporte inspira milhões de pessoas, decidimos patrocinar os Jogos Olímpicos, o Campeonato Europeu de Futebol (Euro), Wimbledon, a Copa do Mundo da Fifa e agora as competições da Conmebol. Nossos patrocínios destacam nosso compromisso em fazer uma diferença positiva em todas as comunidades que servimos. Somos um dos maiores patrocinadores esportivos do mundo.
MDE: A Coca-Cola promoverá o “Tour da Copa” com os torneios da Conmebol? Esses troféus devem passar pelo Brasil?
BP: A Coca-Cola teve o prazer de administrar o Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa Catar 2022 pela América Latina. Com a Conmebol, temos o direito de organizar o Tour dos Troféus das competições de clubes e estamos trabalhando nessas ativações que serão comunicadas posteriormente, com a certeza de que sempre buscaremos criar momentos mágicos para os consumidores e fãs do esporte. Acreditamos ser uma oportunidade única de levar os icônicos troféus em turnê pela região.
MDE: A Coca-Cola e a Powerade pretendem realizar ações nos estádios dos jogos? Quais já estão sendo planejadas?
BP: Sim, Coca-Cola e Powerade terão ativações nos estádios e nas Fan Zones. Serão organizadas atividades com lendas e embaixadores do futebol e serão lançadas edições limitadas, entre muitas outras atividades anunciadas em breve.