O São Paulo terá uma nova parceira de material esportivo a partir de 2024. Segundo a Máquina do Esporte apurou, a New Balance substituirá a Adidas como fornecedora para o clube paulista. O atual contrato com a empresa das três listras, parceira desde 2018, terminará no final do ano e o time do Morumbi já deixou claro que não será renovado.
O anúncio oficial, porém, só será feito após o término do contrato com a Adidas e as eleições do São Paulo, marcadas para o final do ano. Julio Casares, atual presidente, é candidato a um novo mandato.
Com o São Paulo, a New Balance passará a ser parceira oficial de dois clubes no país. Além do time da capital, a empresa norte-americana já é a fornecedora de material esportivo do Red Bull Bragantino.
O acerto com o São Paulo reforça a nova estratégia da New Balance no mercado. A empresa, que neste ano trocou de licenciadora no Brasil, quer ter um time de grande torcida no portfólio de clubes patrocinados.
Para isso, desde o começo de 2023, passou o controle da marca para o Grupo Dass, responsável também pela Umbro, patrocinadora de clubes como Athletico-PR, Santos, Grêmio e Fluminense, entre outros. Com fábrica própria no Brasil, o grupo atenderia de forma mais ágil à demanda de um grande clube como o São Paulo.
Novo parceiro
Na última segunda-feira (11), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do São Paulo, Julio Casares, deixou explícita a insatisfação com a Adidas.
“Nossa fornecedora atual é uma grande marca, marca mundial. Mas, infelizmente, é de conhecimento que teve falhas terríveis. No plano ético, temos contrato até o final do ano. E claro que estamos conversando com outras marcas. Mas num plano diferente. O São Paulo tem que ser objeto de desejo dessa marca, quiçá que seja um contrato exclusivo no Brasil”, afirmou o dirigente durante o programa.
Casares deu a entender que quer exclusividade com sua nova parceira. No entanto, o fato de a New Balance possuir contrato com o time de Bragança Paulista não chega a ser um incômodo para a diretoria são-paulina.
Outubro Rosa
Há vários outros pontos que incomodam no atual contrato com a Adidas. Um deles é que a empresa alemã também é parceira de outros grandes clubes brasileiros, casos de Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional, além do São Paulo.
“Em uma camisa do Outubro Rosa, por exemplo, a marca faz a mesma camisa para meu clube e para outros clubes que ela patrocina, e muda só detalhes”, disse o dirigente no Roda Viva.
“Quero identidade visual, quero criação. Eu já tive isso com outra marca que foi um grande sucesso nos títulos do Campeonato Brasileiro de 2006, 2007 e 2008”, acrescentou Casares.
O dirigente se referiu à Reebok, parceira do clube entre 2006 e 2012. A empresa retornou recentemente ao mercado brasileiro em um contrato com o Botafogo, atual líder do Brasileirão.
Camisa 3
Outra fonte de atrito entre São Paulo e Adidas aconteceu no mês passado, na apresentação de Lucas Moura e James Rodríguez, principais reforços do Tricolor na janela de transferências do meio do ano.
A Adidas forneceu um lote da nova camisa 3 do time sem a logomarca da Sportsbet.io na parte superior das costas. A casa de apostas, que é patrocinadora máster do clube, também ocupa essa outra propriedade no uniforme. Porém, não foi a que os jogadores usaram na apresentação.
Em clima de guerra com a parceira, o São Paulo não pediu a troca do lote para a fornecedora. Preferiu ir à Justiça e obteve uma liminar na 1ª Vara Cível de São Paulo, que obrigava a Adidas a pagar uma multa diária de R$ 30 mil caso não solucionasse o problema.
Questionada pela Máquina do Esporte à época, a Adidas afirmou que o erro havia ocorrido “em um pequeno lote” e que “buscou solucionar o problema e se comprometeu a garantir a venda conforme o modelo previamente aprovado”.