A varejista esportiva on-line Fanatics fechou, nesta segunda-feira (19), um acordo “de longo prazo” com a LaLiga. A loja virtual oficial da liga espanhola será lançada antes do início da próxima temporada e marca a entrada da empresa norte-americana, parceira de ligas como NFL, NBA, MLB e NHL, no mercado das ligas europeias de futebol.
O contrato, que não teve os valores divulgados, abrange diversos setores, como comércio eletrônico, licenciamento, fabricação de produtos e varejo de eventos, assim como a possibilidade de a Fanatics abrir uma loja oficial de varejo de rua da LaLiga.
O acordo garante que a Fanatics se tornará uma licenciada máster para produtos de consumo da LaLiga, aproveitando a infraestrutura global e recursos internos de fabricação da liga espanhola para criar e distribuir uma variedade de roupas premium e modernas para o lançamento da loja. Com o tempo, o objetivo é oferecer camisas e outros produtos de todos os times que disputam a primeira e a segunda divisões da LaLiga.
“Este lançamento é um marco importante para a Fanatics, com a LaLiga se tornando nossa primeira parceira entre as ligas europeias de futebol. Estamos confiantes de que o que ofereceremos aos torcedores, junto à LaLiga, abrirá novos caminhos ao trazer os fãs existentes para a casa da liga e torcedores globais para um destino coletivo oficial”, afirmou Matthew Primack, vice-presidente sênior de assuntos e desenvolvimento de negócios internacionais da Fanatics.
“Nossa ampla experiência como parceira oficial de varejo e merchandising das principais ligas esportivas dos EUA e de muitos dos principais clubes e times de futebol internacionais do mundo tornou este o próximo passo natural na nossa jornada contínua para melhor servir o esporte e construir uma plataforma esportiva líder digital global”, completou o executivo.
Pelo lado da LaLiga, o acordo serve como mais um passo na estratégia de internacionalização da marca. Recentemente, a liga espanhola passou pela primeira reformulação de marca e identidade visual em 30 anos, ao iniciar a parceria de naming rights com a desenvolvedora de games EA Sports.
“Esta parceria com a Fanatics nos aproximará ainda mais dos milhões de fãs que a LaLiga tem em todo o mundo e nos permitirá continuar expandindo nosso ecossistema de negócios, levando a experiência do torcedor para o próximo nível”, destacou Óscar Mayo, diretor executivo da LaLiga.
Acordo com a Sky
Vale lembrar que, há menos de um mês, a Fanatics fechou um acordo inédito com a emissora europeia Sky para lançar uma plataforma de comércio eletrônico nos mercados em que a gigante de mídia atua dentro do continente, o que engloba seis países: Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça e Itália.