Quem tem acompanhado futebol nas duas últimas décadas certamente se acostumou ao protagonismo exacerbado alcançado pela dupla Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que, brilhando nos clubes e competições mais badalados da Europa, praticamente monopolizaram as principais premiações do planeta, atraindo também a atenção das grandes marcas globais.
Hoje, Messi está na Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, enquanto Cristiano Ronaldo tenta a todo custo, na Saudi Pro League, da Arábia Saudita, atingir a marca de mil gols em partidas oficiais.
Ambos vivem o crepúsculo de suas carreiras, embora muitos fãs ainda estejam ansiosos pela chance de, quem sabe, vê-los em ação, mais uma vez, na Copa do Mundo de 2026, que terá Estados Unidos, Canadá e México como sedes.
A “Era Messi e Cristiano Ronaldo” será sepultada, mais dia menos dia, tal como aconteceu com a “Era Di Stéfano”, a “Era Pelé” e a “Era Maradona”. E muitos nomes já foram cogitados como potenciais candidatos a derrubarem a velha ordem para que outra possa surgir.
Em tempos recentes, as apostas se voltaram com mais força para o espanhol Lamine Yamal. Com apenas 18 anos de idade, ele deixou há muito tempo de ser encarado como uma promessa, para ganhar o status de ídolo em um Barcelona que retomou o caminho das vitórias e dos troféus.
Yamal, claro, não é o único craque nesta fase em que a equipe catalã vem massacrando sem piedade o arquirrival Real Madrid em todos os confrontos possíveis. O jovem ídolo é beneficiado pela companhia de companheiros talentosos e decisivos como o polonês Robert Lewandowski e o brasileiro Raphinha.
Mas fatores como o carisma do jogador de 18 anos, sua técnica apurada e a intensa identificação dele com a torcida (que é reforçada pela grande expectativa criada desde que iniciou sua trajetória nos gramados) ajudam a tornar Yamal uma espécie de atleta-símbolo do clube, tal como ocorreu com o jovem Messi na primeira década deste século.
Cobiçado pelas marcas
A Copa do Mundo deste ano será uma oportunidade e tanto para que Yamal confirme se já está pronto para assumir o status de ídolo global do esporte.
O atleta é uma das esperanças da seleção espanhola, que está no Grupo H do Mundial, tendo as companhias de Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai. Apesar do aparente favoritismo dos europeus, a chave pode ser traiçoeira e reservar surpresas capazes de abreviar a trajetória de Yamal e companhia na competição.
As grandes marcas, porém, demonstram estar confiantes no jovem jogador, não apenas no desempenho que ele pode alcançar na Copa do Mundo, mas também naquilo que ele tem condição de realizar defendendo o Barcelona na LaLiga ou na Champions League. Quanto a isso, basta lembrar que Yamal foi eleito o craque do Campeonato Espanhol em dezembro do ano passado.
Nos últimos anos, o atleta consolidou uma lista de patrocínios com empresas globais. Um dos destaques é a parceria com a Adidas, em um contrato de longa duração e que prevê a utilização de uma logomarca própria do atacante, tal como ocorre no acordo da companhia alemã com Messi.
O patrocínio teve início em 2024, justamente com a chuteira “Spark Gen10s”, mesmo modelo utilizado pelo astro argentino.
Antes de assinar com a Adidas, Yamal foi cobiçado por concorrentes como Nike, New Balance e Puma. Além da logomarca, lançada em setembro do ano passado, o atacante ainda ganhará uma linha própria de produtos da marca das três listras.
Mas as grandes parcerias de Yamal não param por aí. Primeiro, ele se tornou embaixador global da empresa de tecnologia de pagamentos Visa para a Copa do Mundo de 2026.
Depois, na semana passada, o atacante também foi anunciado como embaixador global da empresa norte-americana American Eagle, especializada em moda para o público jovem. O acordo terá cinco anos de duração e prevê colaborações em produtos de edição limitada.
Além disso, o jogador espanhol também é um dos principais rostos da franquia eFootball, da fabricante de jogos eletrônicos Konami.
Vale destacar ainda que Yamal tornou-se garoto-propaganda da linha de equipamentos de áudio Beats by Dre, da Apple, e também possui acordos de patrocínio com a bebida isotônica Powerade, da Coca-Cola, e a marca própria de joias do Barcelona, a TwoJeys. Tudo isso aos 18 anos.
