A Federação Internacional de Futebol (Fifa) iniciou, nesta terça-feira (11), o processo de inscrição para o Programa de Benefícios para Clubes na Copa do Mundo 2022, que ocorrerá no Catar. A entidade máxima do futebol mundial anunciou que pretende distribuir US$ 209 milhões para times em todo o planeta.
A iniciativa já foi realizada depois da Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia. À ocasião, foram beneficiados 416 clubes de 63 federações filiadas à Fifa.
Inscrições digitais
Neste ano, os clubes poderão fazer a inscrição de maneira digital, utilizando a plataforma Fifa Professional Football Landscape. A entidade pretende distribuir US$ 10 mil para cada um dos dias em que o atleta permanecer a serviço da seleção nacional, durante o período da Copa do Mundo.
Essa contagem da compensação inclui não apenas o período do Mundial propriamente dito, mas também a fase oficial de preparação. O benefício será pago a todos os clubes pelos quais o atleta atuou nos dois anos anteriores à Copa do Mundo de 2022.
O Programa de Benefícios para Clubes da Fifa é parte de um acordo de colaboração mais amplo entre a entidade e a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês), lançado pela primeira vez antes da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Em 2015, a compensação foi estendida para cobrir os Mundiais de 2018 e 2022.