A Fifa enfrenta disputa com Adidas e Coca-Cola, que defendem que seu atual contrato de patrocínio com a entidade engloba a criação de novos torneios, como o Super Mundial de Clubes, que terá a primeira edição em 2025.
Ambas as empresas possuem acordos até 2030, com pagamento de cerca de US$ 70 milhões a cada ciclo de quatro anos. Para Adidas e Coca-Cola, esse acordo, o mais top de patrocínio da fifa, garantiria a entrada como parceira oficial de todas as competições masculinas, femininas e de e-Sports da entidade, incluindo o Super Mundial de Clubes.
O Super Mundial de Clubes será disputado em 11 cidades dos Estados Unidos entre junho e julho do ano que vem. O torneio contará com a participação de 32 clubes, incluindo Flamengo, Palmeiras e Fluminense (Atlético-MG ou Botafogo será o quarto representante brasileiro na competição).
Segundo o jornal The Guardian, a Fifa estaria buscando novos contratos para a competição, capazes de cobrir seus altos custos. Adidas e Coca-Cola, porém, não estão dispostas a participar de uma concorrência por mais esse ativo.
O caso foi parar no Centro de Arbitragem Suíço, em Zurique, que deve ouvir as partes nas próximas semanas.
“Como um dos parceiros corporativos mais antigos da Fifa, valorizamos nosso relacionamento e continuamos focados em continuar nossa parceria de sucesso juntos e em revigorar e envolver os fãs ao redor do mundo”, afirmou um porta-voz da Coca-Cola ao Guardian, sem admitir a judicialização do caso.
A Adidas é parceira da Fifa desde a Copa do Mundo de 1970. A empresa alemã de material esportivo renovou contrato em 2013. Já a Coca-Cola se tornou parceira de bebidas da Fifa em 1978.
Primeiro acordo
A Fifa anunciou, há dois dias, o primeiro patrocinador do torneio, a Hisense, empresa de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Pelo contrato, a Hisense terá as TVs de sua marca visíveis durante todo o torneio nos locais de competição.
A estatal chinesa já possui acordo comercial com a Fifa desde 2017. A marca já esteve presente na Copa do Mundo da Rússia 2018 e do Catar 2022.
Dificuldades
A busca por patrocinadores globais do torneio, porém, tem sido difícil para a Fifa. Não houve acordo com a Apple pelos direitos de transmissão do torneio.
Entre as empresas procuradas recentemente pela Fifa, segundo o The Guardian, estão o Bank of America e o Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita.
De acordo com o site The Athletic, a Fifa ambicionava vender até dez cotas de patrocíno para a nova Copa do Mundo de Clubes. Cada parceiro desembolsaria mais de US$ 100 milhões. No entanto, o torneio continua longe de despertar o interesse pretendido pela entidade.
A falta de interesse do mercado é resultado das críticas que o Super Mundial de Clubes tem enfrentado de ligas, times e jogadores, que reclamam do calentário cada vez mais apertado do futebol internacional.
A Fifpro (sindicado dos atletas) e as princinpais ligas da Europa entraram com demanda legal contra a Fifa na Comissão Europeia alegando proteção ao bem-estar dos jogadores.
Não bastasse isso, ainda não há acordos de direitos de transmissão do torneio, o que gera ainda mais insegurança do mercado em investir em um evento cuja visibilidade não está garantida.
Outro fator que pesa é a ausência de times europeus de grande torcida, como Barcelona, Liverpool e Milan.