Pular para o conteúdo

Flamengo adota ônibus elétrico da BYD para transporte de atletas olímpicos

Com emissão zero de poluentes, veículo será utilizado por mais de 1.100 atletas do clube, por meio de uma parceria com a montadora chinesa

Novo ônibus do Flamengo totalmente elétrico da marca BYD - Divulgação

Novo ônibus do Flamengo, fabricado pela BYD, é totalmente elétrico - Divulgação

O Flamengo se tornou o primeiro clube do Brasil a utilizar um ônibus 100% elétrico em operações esportivas. O modelo BYD D9F será destinado ao transporte dos atletas olímpicos do clube, atendendo mais de 1.100 esportistas de modalidades como basquete, ginástica artística, judô, nado artístico, natação, polo aquático e futebol feminino.

Segundo estimativas da BYD, o uso do veículo evitará a emissão de 182 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de mais de 1.200 árvores. A cerimônia de entrega foi realizada na sede náutica de remo do clube, na Gávea, e contou com a presença de Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD, e Marcus Vinicius Freire, diretor de esportes olímpicos do Flamengo.

Operação

Para facilitar o uso do ônibus, uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho, ginásio olímpico localizado no complexo do Maracanã. Segundo a montadora chinesa, o modelo BYD D9F tem autonomia de até 250km e funcionamento silencioso.

A operação será voltada para deslocamentos urbanos, com estrutura que inclui suspensão pneumática, freios a disco com ABS e sistema regenerativo, além de motores integrados nas rodas traseiras com controle eletrônico de tração.

“Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e de poluição pelo Rio e o Brasil”, afirmou Marcus Vinicius Freire.

Tecnologia

O modelo D9F é equipado com chassi tubular e carroceria de até 13 metros. A tecnologia inclui coluna de direção regulável e baixo custo de manutenção. A recarga rápida e a autonomia operacional tornam o veículo adequado para o transporte diário dos atletas.

“Essa parceria com o Flamengo simboliza muito mais do que a entrega de um ônibus elétrico: é a união da tecnologia da BYD com a força rubro-negra para crescermos juntos em sustentabilidade”, disse Marcello Schneider.

“Esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições e, assim, construamos um futuro mais limpo”, acrescentou o diretor da montadora chinesa.