O Flamengo anunciou, nesta segunda-feira (15), a implementação da plataforma SAP Ariba em sua gestão de suprimentos. Com ela, o clube espera otimizar os processos de compras, reduzindo custos e liberando recursos para outras atividades.
As funcionalidades da SAP Ariba permitem uma gestão estratégica de compras, desde solicitação até o pagamento, incluindo sourcing estratégico, e-procurement, gestão de contratos e catálogos eletrônicos. Além disso, a plataforma facilita a gestão de fornecedores, permitindo encontrar, qualificar e colaborar com eles para otimizar a cadeia de suprimentos.
“A automação dos processos de compras, impulsionada pela análise inteligente do novo sistema, não apenas aumentará a eficiência, mas também oferecerá uma visão completa dos gastos do clube, possibilitando decisões mais efetivas sobre alocação de recursos e redução de riscos na SAP Ariba”, explicou Guilherme Mairene, diretor de unidade de negócios de consultoria da NTT Data.
“Hoje, temos mais transparência e rastreabilidade. Desta forma, ganhamos em controle de processos, uma vez que todos os passos rodam na plataforma. Além disso, lançamos concorrências mais justas, pois a solução conecta milhões de parceiros comerciais em todo o mundo ao SAP Business Network para permitir conexões diretas e inteligentes que redefinem o modo como as organizações se comunicam e realizam o trabalho”, acrescentou Marcela Mello, gerente de contratação de bens e serviços do Flamengo.
Desde 2018, o Flamengo utiliza sistemas de gestão da SAP. No entanto, em março de 2023, o clube migrou para a oferta “Rise with SAP”, que inclui o ERP de última geração SAP S/4HANA, que já apoiava a equipe de gestão de suprimentos. Em 2022, 8.368 processos do departamento rodaram na plataforma SAP. Já em 2023, o número teve um aumento de 33%, saltando para 11.169.