O clássico Fla-Flu mantém a rivalidade até mesmo no mundo virtual. Em 2023, os dois times figuraram como destaques do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, estudo elaborado pelo Ibope Repucom para analisar o desempenho anual de novos inscritos nas redes sociais de 50 times pesquisados.
Na liderança pelo sétimo ano consecutivo desde o início do levantamento, o Flamengo somou 4,8 milhões novas inscrições em seus perfis no Facebook, X (ex-Twitter), Instagram, YouTube e TikTok, uma evolução de 9% no período analisado. Em todas essas redes, o clube detém 57 milhões de seguidores.
O Fluminense foi o clube com maior evolução de sua audiência digital. Fatores como a conquista inédita da Copa Libertadores ajudaram a impulsionar um crescimento total de 62% em 2023 (passou de 5,3 milhões de seguidores para 8,6 milhões), maior crescimento proporcional entre os times analisados.
A participação do Tricolor das Laranjeiras no Mundial de Clubes da Fifa foi responsável por somar 361 mil novas inscrições às suas plataformas, sendo 55% desse total apenas no TikTok.
Destaques de dezembro
Além de Flamengo e Fluminense, o estudo destacou as evoluções de Corinthians, Palmeiras e Santos nas redes sociais.
O Corinthians obteve o segundo maior crescimento, com 3,7 milhões de novas inscrições e uma evolução de 12% no ano passado. O Timão começou o ano com mais de 35 milhões de seguidores no acumulado total de suas redes, sendo o Facebook a plataforma com maior número em sua audiência, 11 milhões. No entanto, o Instagram da equipe deve se tornar a preferida dos corintianos em 2024.
Com a conquista de mais um Brasileirão, o Palmeiras registrou o melhor resultado entre os times nacionais no último mês de 2023, ao acumular cerca de 454 mil novas inscrições no combinado de suas redes. Mais de 90% do crescimento do clube foi praticamente dividido entre Instagram (50%) e TikTok (44%).
Mesmo rebaixado, o Santos apresentou crescimento de 21% em suas plataformas. De acordo com o estudo, parte deste resultado se deu graças à visita de Neymar ao clube, no primeiro semestre de 2023. O Peixe somou 283 mil novas inscrições no acumulado, chegando a 13 milhões de seguidores, atingindo marcas importantes, como os 4 milhões de fãs em sua página no Facebook e 2 milhões no TikTok.
Principais plataformas
E a rivalidade não se restringe apenas aos times. De acordo com o Ibope Repucom, o Instagram e o TikTok foram os principais vetores para ganhos de novos seguidores entre os clubes. As duas plataformas têm criado diversas ações e ferramentas para atrair cada vez mais público, especialmente das novas gerações.
A rede da Meta liderou o ganho de novas inscrições, com mais da metade (52%) das novas adesões em 2023. O TikTok foi o segundo motor de crescimento para os clubes com 37%. As duas redes sociais responderam por nove em cada dez novas inscrições ano passado.
YouTube e X contribuíram, cada um, com 5% das novas inscrições, enquanto o Facebook não apresentou evolução significativa, com participação de apenas 0,3% do total de novas inscrições nas páginas dos maiores clubes brasileiros.