O Flamengo lançou, nesta quinta-feira (10), no Ninho do Urubu, o novo Nação, programa de sócio-torcedor do clube, que foi reformulado, em busca de aumentar o número de associados. Segundo o clube, a ideia é fazer do programa não apenas um canal de venda de ingressos, mas uma plataforma de relacionamento com os torcedores.
O programa contempla tanto os torcedores que frequentam o Estádio do Maracanã, que têm acesso a ingressos em qualquer um dos três níveis de planos, quanto os milhões de flamenguistas espalhados pelo Brasil.
“Temos 45 milhões de torcedores, e apenas 2% frequentam o Maracanã. O estádio é finito, limitado. O Nação nasceu para ser grande, inclusivo e sem fronteiras”, afirmou Roberto Trinas, diretor de produtos e serviços do Flamengo.
Segundo o último ranking de sócios-torcedores feito pelo GE, no final de 2024, o Flamengo ocupava a sétima posição entre os maiores programas do país, com 77.577 pessoas, ficando atrás de Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Botafogo. Com o novo programa, o objetivo é atingir muito mais gente.
“Tudo que nós fazemos, todos os dias, é em prol do torcedor rubro-negro. O colocamos no centro da nossa estratégia. Nós tínhamos uma plataforma de venda de ingressos, que transformaremos em uma plataforma ampla de relacionamento”, completou.
“45 milhões [de sócios-torcedores]. Essa é a meta. Nós acreditamos que esses planos foram feitos sob medida para todo torcedor rubro-negro”
Roberto Trinas, diretor de produtos e serviços do Flamengo
Lançamento
O lateral-direito Danilo foi o primeiro jogador a vestir o novo uniforme com o patch do Nação. A camisa será usada oficialmente pela equipe durante o mês de maio, a partir do jogo contra o Juventude, no dia 16.
O programa se divide em Nação Maraca 1, Nação Maraca 2, Nação Maraca 3 e Nação Sem Fronteiras. Os quatro planos antigos agora são três, na versão Maraca, com a manutenção do rating que premia a longevidade no programa e, agora no Nação 2, a assiduidade ao estádio.
No Nação Sem Fronteiras, com R$ 19,81 por mês, os rubro-negros de todo o país podem comprar ingressos para jogos fora do Rio de Janeiro e um jogo no Maracanã a cada temporada, além de terem acesso a cashbacks, descontos e experiências.
O clube investiu na modernização dos canais de atendimento e no fortalecimento da cadeia de parceiros, em busca de conhecer o perfil dos seus torcedores. Os planos e benefícios de cada um estão disponíveis no site do programa.