O Ministério da Saúde escolheu o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, para protagonizar a campanha de vacinação contra a poliomielite promovida pelo órgão. A ideia é usar o status de estrela do jogador no futebol brasileiro para incentivar os pais a vacinarem seus filhos contra a doença.
Criada pela agência Calia, a campanha decidiu pegar carona no clima de Copa do Mundo para convocar as crianças menores de cinco anos que ainda não se vacinaram. Ao todo, são dois filmes: o primeiro, protagonizado somente por crianças, anunciou o início da campanha com o conceito “Poliomielite. Vacine e proteja nossos campeões”. Já o segundo tem o reforço do atacante do Flamengo.
De acordo com a agência, além dos filmes, que também contam com a presença do icônico personagem Zé Gotinha, a campanha possui spot, peças para redes sociais, out-of-home (OOH) e digital-out-of-home (DOOH).
A poliomielite é uma doença infantil grave, que pode deixar sequelas por toda a vida. No Brasil, está erradicada, mas, para continuar assim, é preciso seguir com os esforços de vacinação anualmente. Por conta da baixa adesão recente, o Ministério da Saúde e o Governo Federal optaram pela realização da nova campanha de publicidade contra a doença.