Globo e CBF firmam parceria para transmitir amistosos da seleção masculina até 2026

Vini Jr. comemorando gol

Acordo começará a valer a partir dos próximos amistosos contra Guiné e Senegal - Reprodução / Twitter (@CBF_Futebol)

A Globo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) firmaram um acordo até 2026 para a transmissão dos amistosos da seleção masculina e dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O contrato garante exclusividade para Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada), Globoplay e portal GE (streaming). Vale destacar, no entanto, que as partidas das Eliminatórias adquiridas pelo Grupo Globo abarcam apenas jogos em casa, nos quais a CBF detém os direitos de exibição.

“É com muita satisfação que celebramos esse novo acordo com a CBF, que garante mais um ciclo de Copa do Mundo conosco. Como acontece há muitos anos, os torcedores poderão se unir nas telas da Globo para acompanhar a preparação da seleção e a disputa por mais uma vaga em Copas”, disse Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo.

O acordo começará a valer a partir dos próximos amistosos da seleção, marcados para os dias 17 e 20 de junho, contra Guiné, em Barcelona (Espanha), e Senegal, em Lisboa (Portugal), respectivamente.

Já as duas primeiras rodadas das Eliminatórias serão realizadas em setembro, ainda sem datas definidas. A estreia será contra a Bolívia, em casa, com transmissão exclusiva da Globo. Já o outro confronto, contra o Peru, será fora de casa. Portanto, não está incluído no acordo, e a transmissão ainda não foi definida. 

“Estamos felizes em seguir com esta parceria que o torcedor já conhece e que existe há muitos anos. Sem dúvida, é o parceiro ideal para o nosso propósito de ter a seleção mais próxima do torcedor”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“Com as transmissões em diferentes plataformas, conseguimos também levar a emoção do nosso futebol a todos os cantos do país, atingindo o maior número de torcedores possível”, completou o dirigente.

Concorrência

Na prática, o acordo mina a concorrência de outras plataformas que vinham, cada vez mais, se interessando pela transmissão ao menos dos amistosos da seleção brasileira.

O último jogo do Brasil, por exemplo, diante do Marrocos, contou com transmissão multiplataforma.

No YouTube, a partida foi transmitida no Canal do Galvão Bueno, enquanto a Band exibiu a partida na TV aberta. Outra empresa que se interessou pelos direitos de mídia dos amistosos do Brasil foi a ESPN, do Grupo Disney, que na ocasião também direcionou imagens da partida ao vivo para a plataforma de streaming Star+.

Com o acerto com o Grupo Globo pelo menos até a Copa do Mundo de 2026, essas mídias perderam a chance de transmitir amistosos e partidas como mandante das Eliminatórias da seleção masculina, configurando a continuidade desses direitos de mídia, em todas as plataformas, nas mãos do conglomerado de mídia carioca.

Sair da versão mobile