Pular para o conteúdo

Goiás lança campanha “Esperança Verde” para ajudar mães que procuram filhos desaparecidos

Clube fez ação no jogo contra o Coritiba e vem usando o estádio e as redes sociais para compartilhar imagens de filhos que sumiram

Cartazes da campanha "Esperança Verde", do Goiás - Divulgação

Cartazes da campanha "Esperança Verde", do Goiás - Divulgação

No mês em que é comemorado o Dia das Mães no Brasil, o Goiás lançou a campanha “Esperança Verde”, com o intuito de ajudar famílias que procuram seus filhos desaparecidos. Para realizar a ação, o time goiano contou com o apoio de todos os seus patrocinadores, entre os quais a Viva Sorte Bet, dona do espaço máster do uniforme, para reforçar a mensagem da campanha.

De acordo com dados do Governo Federal, mais de 23 mil pessoas desapareceram em Goiás entre 2017 e 2024, o que dá uma média de 9 casos por dia, sendo que, desses, apenas 3 são localizados.

O centro da ação são as histórias de duas mães que enfrentam, diariamente, a ausência e a saudade de filhos desaparecidos. Os relatos estão em um vídeo especial divulgado nas plataformas digitais do Goiás e exibido no Estádio Hailé Pinheiro em dias de jogos.

Além disso, as imagens dos filhos dessas mães serão espalhadas pelo estádio e publicadas nas redes sociais do clube ao longo do mês.

Durante todo o mês de maio, o Goiás utilizará suas redes sociais e espaços físicos para divulgar imagens de outras pessoas desaparecidas, ampliando o alcance da causa.

Nas peças, serão destacadas a imagem da pessoa desaparecida, dados pessoais e formas de contato para quem tiver informações sobre onde elas possam estar.

Simbolismo

O ponto alto da campanha aconteceu no último sábado (10), durante o jogo contra o Coritiba, válido pela Série B do Brasileirão. Em um gesto simbólico, os jogadores entraram em campo e cantaram o Hino Nacional vestindo camisas totalmente lisas, ou seja, sem patrocínios, sem números e sem nomes.

Jogadores do Goiás perfilam para o Hino Nacional com a camisa totalmente limpa - Heber Gomes / Goiás
Jogadores do Goiás perfilam para o Hino Nacional com a camisa totalmente limpa – Heber Gomes / Goiás

A ideia foi representar o vazio deixado pela ausência de alguém querido e reforçar a mensagem de que está faltando algo, assim como essas mães sentem todos os dias.

Para poder realizar a ação, que foi impactante para os torcedores no estádio e o público que assistia ao jogo pela TV, o Goiás contou com o apoio de todos os patrocinadores de camisa, que renunciaram à visibilidade de suas marcas durante a execução do Hino Nacional para ajudar a fortalecer a mensagem da campanha.

“Futebol tem o poder de emocionar, unir e transformar. Ao renunciar à exibição da nossa marca nesse momento simbólico, queremos mostrar que existem causas maiores que a exposição comercial”, declarou Luã Silva, CEO da Viva Sorte Bet.

“É uma honra apoiar o Goiás nessa campanha que dá voz a tantas mães que ainda vivem na incerteza”, acrescentou o executivo do site de apostas.