A Heineken anunciou uma nova campanha de marketing que tem como objetivo “subverter as expectativas” e redefinir o significado de ser um “verdadeiro torcedor fanático”. A ideia da marca de cerveja holandesa é enfrentar os estereótipos negativos comumente vinculados aos torcedores “hardcore” para ajudar a tornar o futebol mais inclusivo.
Batizada de “Cheers To The Real Hardcore Fans” (“Um brinde aos verdadeiros fãs hardcore”, em tradução livre), a campanha conta com o novo embaixador da marca, Virgil van Dijk, zagueiro do Liverpool e capitão da seleção holandesa, assim como a zagueira britânica Jill Scott. Os dois participaram de um desafio para identificar os “verdadeiros torcedores fanáticos”.
Nas próximas semanas, os fãs que compartilharem suas histórias de amor ao futebol terão a oportunidade de assistir in loco à final da Champions League, marcada para 1º de junho, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, a convite da Heineken.
“Há uma minoria de torcedores de futebol que pode estragar o jogo para todos os outros, dando má fama aos torcedores ‘hardcore’, mas esses poucos problemáticos não representam a maioria. Nossa nova campanha é uma reviravolta espirituosa no estereótipo do ‘fã hardcore’, mostrando, em vez disso, como realmente é o ‘fã hardcore’, celebrando o grupo diversificado de pessoas que realmente vivem e respiram o esporte de uma forma positiva e, às vezes, peculiar”, explicou Nabil Nasser, líder global da marca Heineken.
A campanha se iniciou junto à fase de mata-mata da atual temporada da Champions League, torneio que a Heineken como patrocinadora há muitos anos, e se baseia na já estabelecida plataforma “Fresher Football”, que busca tornar o futebol mais inclusivo, “um espaço mais positivo e acolhedor para que todos possam desfrutar da modalidade”.
“Eu costumava ir ao Estádio da Luz [em Lisboa, Portugal] com meu avô quase todo fim de semana, sem falta, fizesse chuva ou fizesse sol. Mas, quando você pensa na aparência de um torcedor fanático de futebol, a maioria das pessoas não imagina uma adolescente. É isso que adoro na nova campanha da Heineken. Ela mostra como são os verdadeiros fãs de futebol e joga com as expectativas das pessoas sobre quem é um verdadeiro torcedor ‘hardcore’”, destacou Jill Scott.
No centro da campanha, está um filme criado pelo diretor australiano Mark Molloy, que representa o que a Heineken chama de “verdadeira face do fã moderno de futebol”. Inspirado em fãs reais, o filme tenta ser cômico e comovente, mostrando a devoção que as pessoas têm em relação à modalidade esportiva mais jogada e assistida em todo o mundo.
“Os ‘fãs hardcore’ do futebol me deixam orgulhoso e agradecido como jogador. Acho que a recuperação desta frase é importante, pois as conotações históricas negativas são algo que precisamos remover do jogo. Ninguém nasce racista, e acho que as coisas principais para realizar a mudança são a educação e a comunicação uns com os outros. Espero que possamos fazer parte dessa mudança, por isso estou feliz que a Heineken esteja desafiando a percepção do que é um verdadeiro fã para mostrar que há lugar para todos no jogo”, afirmou Virgil van Dijk.