O PSV anunciou uma parceria internacional com o Cruzeiro para trabalhar em conjunto para o crescimento dos clubes. A aproximação entre o time holandês e o clube mineiro foi facilitada por Ronaldo Nazário, dono majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, que também jogou no PSV nos anos 1990.
O ex-zagueiro Paulo André, diretor da SAF do Cruzeiro, foi um dos dirigentes que esteve em Eindhoven, na Holanda, nesta quinta-feira (27), para assinar o acordo de colaboração. Pelo lado do PSV, essa é a terceira parceria anunciada recentemente, após fechar com o Chivas Guadalajara, do México, e o Austin FC, dos EUA.
Cruzeiro e PSV buscam valorizar as forças de cada clube em busca de aprimoramento na observação de jogadores, metodologia de treinos e compartilhamento de informações. Essa possibilidade abre as portas para um trabalho em conjunto nos próximos meses.
“Essa parceria de cooperação com clubes de outros continentes acredito que pode fortalecer nossa capacidade de competir internacionalmente no futebol”
Marcel Brands, diretor geral do PSV
“A parceria com um dos maiores clubes do Brasil nos fornece informações importantes sobre o futebol sul-americano, uma região onde o PSV tem muita conexão. Dividindo o conhecimento e a expertise, vamos aumentar nossa relevância no futebol mundial”, acrescentou o dirigente.
Parceria Técnica
A colaboração e o compartilhamento de conhecimento com o Cruzeiro são baseados nas áreas técnicas do futebol, entre elas a observação de jogadores, parte educacional e de inovação.
Para Ernest Faber, diretor da PSV Academy que esteve no Brasil para conhecer o clube celeste, a parceria trará uma melhoria no potencial de ambos os clubes.
“O Cruzeiro é um clube grande do futebol. Depois que foram rebaixados, eles precisaram de uma intensa reorganização e alcançaram o acesso neste ano. Eles são ambiciosos e estão querendo voltar a se colocar, esportivamente, entre os grandes. Esperamos ajudar a acelerar esse processo com a parceria com o PSV. Podemos melhorar o potencial de todos”, analisou.
Comercial
O PSV e o Cruzeiro lançarão diversos projetos comerciais nos próximos anos, aumentando a troca de informações entre técnicos, diretoria e, possivelmente, entre as categorias de base.
Além disso, os patrocinadores do PSV estarão sendo expostos também no Brasil e poderão colocar um pé no país por meio dessa parceria.