LaLiga apostará na inteligência artificial para “bombar” audiência em 2022/2023

Quando Osasuna e Sevilla entrarem em campo nesta sexta-feira (12), às 16h (horário de Brasília), uma temporada diferente da LaLiga terá início em termos audiovisuais. Para 2022/2023, a liga espanhola preparou uma série de novidades para atrair cada vez mais espectadores em seu país de origem.

Uma das principais será o uso da inteligência artificial (IA) para a criação automática de resumos de partidas e clipes, que serão usados pela própria LaLiga em suas redes sociais, mas também por emissoras, clubes e jogadores.

Para alcançar esse objetivo de revolucionar a estratégia de conteúdo digital, a LaLiga fez parceria com a WSC Sports, especializada em tecnologia de vídeo esportivo baseada em IA, cuja plataforma utiliza tecnologias avançadas de IA e machine learning, analisa transmissões esportivas ao vivo, identifica cada um dos eventos que ocorrem em uma partida e, em tempo real, cria e publica vídeos personalizados.

A tecnologia será usada em todas as mídias digitais da LaLiga (site, aplicativo oficial, redes sociais, etc.) para todas as mais de 800 partidas das duas principais divisões (LaLiga Santander e LaLiga SmartBank). O conteúdo criado por meio da plataforma WSC Sports também será distribuído aos clubes participantes para ajudar a aumentar o alcance e proporcionar uma nova experiência para os fãs em toda a competição.

A LaLiga também usará a solução gráfica Graphics360, da WSC Sports, que adiciona automaticamente elementos gráficos e contextuais a cada vídeo para facilitar a personalização de marcas e patrocinadores. Por fim, a liga usará a tecnologia para criar e editar, de maneira fácil e rápida, resumos de partidas em alta velocidade e em alta resolução para a transmissão de televisão.

Outra novidade promete ser vista no estilo de transmissão da parceira de produção Mediapro, pensado para se aproximar ainda mais dos fãs espanhóis. Haverá imagens de câmeras dentro das cabines de narração, o que permitirá aos espectadores viverem as reações dos narradores e comentaristas ao vivo. Entre os comentaristas, aliás, estarão nomes como Iker Casillas, Fernando Morientes e Gaizka Mendieta.

Além disso, algumas das entrevistas em campo serão conduzidas por ex-jogadores, oferecendo uma nova experiência técnica à transmissão. Também haverá entrevistas com celebridades e personalidades de fora do mundo do futebol presentes nas partidas, com o objetivo de promover mais entretenimento aos espectadores.

Nos jogos principais, serão usadas mais de 30 câmeras, todas 4K. Entre elas estarão uma câmera aérea e uma cinematográfica, que cria um efeito cinematográfico e faz o trabalho do FanCam.

Além disso, haverá um sinal de várias câmeras para transmissões, consistindo em quatro sinais em uma única tela dividida, assim como um módulo estatístico em tempo real, que é extraído do sistema de análise de dados do jogo Mediacoach. O objetivo será oferecer aos espectadores um sinal de partida alternativo, no qual eles possam desfrutar de diferentes perspectivas e dados do jogo.

Sair da versão mobile