A LaLiga divulgou, nesta semana, uma campanha de combate ao bullying. A nova iniciativa da liga espanhola faz parte do LaLiga VS, projeto realizado em parceria com os clubes do país, que tem como objetivo combater o ódio no futebol.
O LaLiga VS foi focado no racismo na temporada passada, quando a competição observou diversos casos de ataques a jogadores negros, que tiveram o brasileiro Vinicius Júnior como uma das principais vítimas.
A campanha “LaLiga VS Bullying” apresenta o lema “Um time não deixa ninguém sozinho” e aposta em valores do futebol, como espírito de equipe, união, força coletiva e espírito esportivo, para encorajar crianças a apoiarem as vítimas de abusos no ambiente escolar.
A ação apresenta o bullying como um monstro em um campo de futebol escolar, que é superado por meio da unidade da equipe e dos jogadores.
Além da campanha, a LaLiga implementará ações apoiadas por sua fundação. A Fundación LaLiga introduziu no ano passado oficinas específicas sobre bullying escolar, que serão expandidas para a temporada 2024/2025.
Clubes
Os clubes também estão envolvidos na campanha, com iniciativas próprias. O Atlético de Madrid, por meio de sua fundação, conta com o projeto “Torne-se um defensor contra o bullying”, que oferece palestras em escolas de Madri para conscientização sobre o problema.
O Valencia, por sua vez, organiza o programa “Todos contra o bullying escolar”, em parceria com a Polícia Nacional da Comunidade de Valência, para combater o cyberbullying e prevenir o bullying nas escolas locais.
Com isso, quase 20 clubes das duas primeiras divisões espanholas estão utilizando iniciativas para conscientizar sobre a luta do futebol contra o bullying e a importância de preveni-lo.
Vale destacar ainda que, nas duas últimas rodadas da LaLiga EA Sports e LaLiga Hypermotion (segunda divisão), alguns clubes realizaram atividades em seus estádios. As ações envolvem publicidade à beira do campo, comentários e o próprio anúncio da campanha.
Nas próximas rodadas, as atividades incluirão as mascotes dos times, que entrarão em campo com os jogadores de ambas as equipes usando uniformes com o lema da campanha. As equipes receberão materiais digitais, que poderão ser usados em suas próprias redes sociais.