Lay’s acerta patrocínio e adquire naming rights da Liga Saudita de Futebol Feminino

Com o acordo, competição passará a se chamar Saudi Women's Premier League Powered by Lay's - Divulgação / SAFF

Com o acordo, competição passará a se chamar Saudi Women's Premier League powered by Lay's - Divulgação / SAFF

A Lay’s, marca de salgadinhos da Pepsico, firmou um acordo com a Federação Saudita de Futebol (SAFF) para se tornar a patrocinadora principal da Saudi Women Premier League, a Liga de Futebol Feminino do país.

O contrato de três anos foi intermediado pela SMC Vibes, empresa de esportes e entretenimento que lida com os direitos de mídia e marketing da federação, e inclui os naming rights do campeonato. Com isso, a nova liga foi renomeada para Saudi Women’s Premier League powered by Lay’s.

Pelo acordo, o logotipo da Lay’s também aparecerá em destaque ao lado do emblema da liga a partir do início da temporada 2023/2024, que terá início na próxima sexta-feira (13).

Esta será a segunda temporada da competição, desde que foi reformulada e substituiu a Liga Nacional Feminina Saudita como a principal liga de futebol feminino da Arábia Saudita.

“A expansão da liga, com o apoio da Lay’s, é um passo significativo rumo à realização dos nossos objetivos de nutrir e destacar o talento das jogadoras de futebol do nosso país. Juntos, estamos trabalhando para um futuro em que o futebol feminino ocupe o seu devido lugar no cenário global e inspire as jovens garotas da Arábia Saudita”, disse Lamia Ibrahim Bahaian, vice-presidente da SAFF.

“Essa colaboração reflete nossa promessa de capacitar as mulheres não apenas globalmente, mas também localmente, por meio das nossas plataformas e nossos programas. Ao capacitar e promover as mulheres no esporte, contribuímos para o objetivo da visão de diversificar a economia saudita”, afirmou Aamer Sheikh, CEO da Pepsico Mena (região que inclui o Oriente Médio e o Norte da África).

Direitos das mulheres

A reformulação da liga feminina se alinha aos esforços da Arábia Saudita para enfrentar as acusações frequentes de lavagem esportiva e as críticas relacionadas à misoginia e às atitudes repressoras em relação às mulheres.

O objetivo é projetar uma imagem mais progressista para o mundo, como parte do programa Visão 2030 de Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país.

Com o recente anúncio da Fifa de que a Copa do Mundo de 2030 será realizada em três continentes, o reino da Arábia Saudita se candidatou e, até o momento, é favorito para sediar a Copa do Mundo Fifa de 2034.

Vale lembrar que, em 2017, as escolas estatais do país passaram a oferecer aulas de educação física para meninas pela primeira vez. No mesmo ano, as autoridades anunciaram que as mulheres poderiam assistir a eventos esportivos.

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