Pular para o conteúdo

Liga Forte União muda nome para FFU e anuncia nova estratégia de marca

Futebol Forte União reflete rebranding de bloco de clubes, que afirma buscar a valorização de ativos comerciais

Futebol Forte União é o novo nome da antiga Liga Forte União - Divulgação

Futebol Forte União é o novo nome da antiga Liga Forte União - Divulgação

A Liga Forte União (LFU) anunciou uma alteração em sua identidade corporativa e passa a se chamar Futebol Forte União (FFU). O movimento de rebranding busca alinhar a comunicação visual e institucional ao atual momento da entidade, priorizando a governança e a geração de valor coletivo para os clubes filiados.

Esta é a segunda mudança na nomenclatura do grupo. Originalmente fundada como Liga Forte Futebol (LFF), em junho de 2022, a organização passou a ser denominada Liga Forte União em julho de 2023, após a adesão d as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) de Botafogo, Cruzeiro e Vasco. A nova sigla, FFU, busca um novo posicionamento da entidade.

A nova marca da FFU será utilizada em todas as comunicações oficiais e propriedades comerciais do grupo a partir desta temporada.

Segundo a FFU, a alteração ocorre após a conclusão das negociações dos direitos de transmissão, marcando a transição para uma etapa de execução e fortalecimento de ativos. O objetivo é atuar como uma plataforma de negócios que amplie oportunidades comerciais e potencialize negociações em bloco.

“Entramos em um novo momento, de maior maturidade, com foco em fortalecer os ativos dos clubes, ampliar nossa atuação estratégica e consolidar um modelo baseado em união, governança e visão de futuro”, diz Marcelo Paz, presidente da FFU.

Divisão

A FFU terá dez clubes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2026, dividindo as atenções da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que também conta com dez agremiações na elite neste ano. O grupo deve ter a adesão de mais dois times após o fim do atual contrato de TV, em 2029: Atlético-MG e Vitória.

Neste ano, integram a FFU na primeira divisão: Athletico, Botafogo, Chapecoense Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Mirassol, e Vasco.

Fazem parte da Libra atualmente: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo e Vitória.