A LaLiga Tech, subsidiária de tecnologia da LaLiga, e a Liga Portugal anunciaram uma nova parceria que potencializará o desenvolvimento tecnológico das competições portuguesas, ajudando-as a melhorar o conteúdo e estabelecer um engajamento maior com seus seguidores em nível mundial por meio de um ecossistema digital.
“A revolução tecnológica chegou ao futebol. Ligações como a da Liga Portugal com a LaLiga Tech mostram como o desenvolvimento tecnológico pode aumentar a projeção das competições, aumentar a competitividade das ligas e a forma como vemos o jogo, o impacto das marcas e o potencial na relação com os fãs em um mundo cada vez mais digital”, afirmou Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.
Como primeiro passo desse processo, os clubes portugueses terão acesso aos serviços tecnológicos de proteção de marca da LaLiga Tech, que buscam combater a venda on-line de produtos piratas.
“Estamos orgulhosos com esta parceria no combate à fraude. Neste caso concreto, este é apenas um ponto. O material pirata é uma ameaça à propriedade intelectual dos clubes, às marcas e, sobretudo, engana os fãs, retirando-lhes a experiência que só um produto oficial consegue proporcionar”, destacou Proença.
Combate à pirataria
Os serviços fazem parte do ecossistema de tecnologias esportivas fornecidas pela LaLiga Tech para ajudar as organizações esportivas de todo o mundo a acelerar o processo de transformação digital.
“Os produtos piratas afetam negativamente as receitas do clube, as relações com os fornecedores e a experiência dos torcedores”, comentou Javier Tebas, presidente da LaLiga.
“Temos o prazer de nos juntar aos nossos parceiros da Liga Portugal para salvaguardar as importantes receitas que o merchandising gera e potencializar a estratégia de transformação digital da competição”, completou o dirigente.
Clientes
A Liga Portugal apresentará às 34 equipes que fazem parte da liga as soluções de proteção de marca, que permitem detectar, analisar e remover produtos ilegais, com a intenção de assegurar a propriedade intelectual dos clubes.
O serviço de proteção de marca serve para monitorar, reportar e remover a venda de produtos piratas de maneira on-line, por meio de um sistema de detecção automática.
“Desde o lançamento dos seus serviços no ano passado, a LaLiga Tech ajudou as entidades esportivas a proteger mais de € 9 bilhões em conteúdo e a estabelecer relações mais diretas e rentáveis com os torcedores”
Javier Tebas, presidente da LaLiga
Uma vez efetuada a avaliação, a LaLiga Tech consegue assegurar a remoção rápida de todos os produtos identificados como fraudulentos, graças à sua proximidade com as principais plataformas de comércio on-line, como Alibaba, Amazon, eBay, Etsy e Taobao.
“Desde o lançamento dos seus serviços no ano passado, a LaLiga Tech ajudou as entidades esportivas a proteger mais de € 9 bilhões em conteúdo e a estabelecer relações mais diretas e rentáveis com os torcedores, o que realça a capacidade dessa tecnologia em fortalecer ainda mais a indústria”, analisou Tebas.
Vale destacar que, entre os clientes da LaLiga Tech, está a 1190, detentora dos direitos internacionais de transmissão das Séries A e B do Brasileirão. Em julho, as empresas divulgaram que haviam removido mais de mil URLs piratas de transmissão dessas competições.
Os Tomateros de Culiacán (time de beisebol do México), a Concept2 (fábrica de material esportivo) e a Real Associação Belga de Futebol são algumas das entidades que já são clientes da LaLiga Tech. Essas organizações, segundo a LaLiga Tech, viram 90% de seus produtos ilegais serem retirados das plataformas de venda on-line.