O Liverpool lançou sua primeira coleção oficial de NFTs (tokens não fungíveis). O LFC Heroes Club possui ilustrações de 24 estrelas do clube e foi produzida em parceria com a Sotheby’s. As NFTs estarão disponíveis para compra durante três dias, de quarta-feira (30) a sexta-feira (1). A venda será feita e gerenciada pela empresa de blockchain Polygon.
“O lançamento do LFC Heroes Club é uma iniciativa inédita, que busca trazer uma maneira nova, empolgante e inovadora para os torcedores de todo o mundo se envolverem com o clube”, afirmou Drew Crisp, vice-presidente sênior digital do Liverpool.
O time criou duas categorias de colecionáveis digitais e diz fazer parte dos esforços para tornar os NFTs mais acessíveis aos torcedores. O primeiro é um conjunto de 24 NFTs ”Lendários” únicos. A segunda é a série de NFTs ”Hero Edition”, que contém ilustrações de vários jogadores criando um colecionável digital exclusivo.
O clube afirmou que possuir um NFT pode permitir que os torcedores se juntem a uma “comunidade de fãs inovadora”, com acesso a um fórum de torcedores, experiências únicas, hangouts virtuais, competições e descontos no varejo.
O Liverpool acrescentou que metade dos lucros do leilão ”Lendários” irá para apoiar a LFC Foundation, instituição de caridade do clube. Além disso, 10% da venda do ”Hero” e 10% de todos os royalties de revenda futuros também serão revertidos para caridade.
De acordo com o site The Athletic, o clube pode arrecadar mais de £ 8,5 milhões se todos os NFTs esgotarem, descontadas as doações para a LFC Foundation.
“Sabemos que nem todos os torcedores estarão prontos para explorar o mundo dos NFTs. No entanto, realizamos uma pesquisa aprofundada com torcedores antes de entrar neste mercado. Descobrimos que quase um quarto dos jovens de 18 a 34 anos provavelmente participaria das ofertas oficiais de NFT do clube”, contou Crisp.
“Essa é uma grande chance de oferecer aos torcedores algo realmente especial e, ao mesmo tempo, retribuir à nossa LFC Foundation”, acrescentou o executivo.
Segundo o site Inews, as 20 equipes da Premier League pensam em lançar NFTs. Em fevereiro, a Premier League anunciou concorrência para o licenciamento de seus ativos digitais em um negócio que pode chegar a US$ 590 milhões por um contrato de quatro anos.