Pular para o conteúdo

Marcas exploram esperança pelo hexa em campanhas para Copa do Mundo

Brahma e Betnacional utilizaram sorteio dos grupos do Mundial como ponto de partida para ações

Campanha da Betnacional para Copa do Mundo 2026 aposta em "carta antizika" - Divulgação

Os grupos para a Copa do Mundo de 2026 foram sorteados na última semana e marcaram o início de diversas campanhas aproveitando a participação da seleção brasileira no Mundial. Um dos caminhos seguidos pelas marcas aposta em elementos de fé como ponto de partida.

A seleção brasileira vive aquela que talvez seja a pior crise de reputação que já viveu. Com um desempenho abaixo do esperado nas Eliminatórias e problemas para escolher um treinador, a equipe viu os torcedores brasileiros se distanciarem e, mais do que isso, questionarem a capacidade do time de ir bem na Copa do Mundo.

O cenário de instabilidade foi visto como característica a ser explorada em campanhas voltadas que o sorteio da Copa do Mundo de 2026 como ponto de partida para criar conexões com a seleção brasileira ou apenas com a torcida.

Brahma

A Brahma, marca patrocinadora da seleção brasileira através da qual a Ambev canaliza os investimentos no futebol brasileiro, ativou a parceria com uma campanha sob o lema “Tá Liberado Acreditar”.

A campanha para a Copa do Mundo 2026 inclui o treinador Carlo Ancelotti como embaixador e convida o torcedor a acreditar na equipe que representará o Brasil no torneio.

“Brahma é a primeira marca brasileira a estar ao lado de Ancelotti em uma campanha. A escolha do técnico multicampeão que entende do futebol brasileiro, assim como nós, reforça a mística que faz o país superar expectativas quando menos esperamos”, comentou Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

“Tê-lo como embaixador da campanha é uma forma de mostrar que até os maiores nomes do futebol mundial se rendem à magia do futebol brasileiro, que sempre marcou nossas conquistas”, seguiu.

Considerando a fase conturbada vivida pela seleção brasileira, a marca de cerveja baseia a peça no potencial da equipe em contrariar as probabilidades, apostando na confiança na possibilidade de se surpreender durante o torneio.

“Com ‘Tá Liberado Acreditar’ e a parceria com Carlo Ancelotti, trazemos esse legado para o agora, celebrando a paixão do torcedor e a essência do nosso futebol”, comentou Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma. 

Os movimentos da Brahma para a Copa do Mundo 2026 também incluem a releitura do gesto do “número 1”, utilizado por Ronaldo Fênomeno como comemoração para seus gols. A marca transforma o símbolo em “dedos cruzados”, como um convite para reforçar a fé da torcida na seleção brasileira.

Betnacional

A Betnacional criou uma campanha para “quebrar a zica da seleção” no sorteio dos grupos. A ação da casa de apostas parte de um fenômeno criado pelo próprio público nas redes sociais, que transformou um episódio de 2022, quando um gato invadiu uma coletiva de imprensa com Vinicius Junior, em um símbolo de azar para a equipe.

Pensando na Copa do Mundo de 2026, a marca lançou na semana anterior ao sorteio uma peça bem-humorada com uma “Carta Antizica”, um manifesto digital para afastar o azar. Embaixadores como Bárbara Coelho, Igor Rodrigues, André Balada e Gonze fazem parte.

“O torcedor brasileiro costuma transformar momentos do futebol em símbolos de boa ou má fase, e isso faz parte da nossa cultura esportiva. Nos últimos anos, criou-se nas redes sociais a ideia de uma ‘zica’ que acompanha a Seleção, sendo inclusive algo mais ligado ao humor e ao imaginário coletivo”, exaltou Alvaro Garcia, diretor de marketing da Betnacional.

“A Betnacional chega para somar a essa conversa de um jeito leve, trazendo a energia positiva que o torcedor sempre busca em ano de Copa”, acrescentou.

A ação, que dialoga com a cultura digital, aproveita referências conhecidas pelo público para reforçar a conexão da Betnacional com a seleção brasileira e iniciar as ativações para a Copa do Mundo de 2026.

A campanha foi reforçada em uma parceria com a CazéTV. Momentos antes da transmissão do sorteio no canal, a Betnacional contou com ativações da “Carta Antizica”. O impacto potencializado pelos comentários dos apresentadores, que reforçaram o tom da ação.