Pular para o conteúdo

Marcelo Paz seguirá na presidência da LFU, após assumir comando do futebol do Corinthians

Executivo deixou o cargo de CEO da SAF do Fortaleza, que ocupava desde 2023, para ocupar posto antes pertencente a Fabinho Soldado

Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, durante entrevista ao podcast Maquinistas - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

Grande responsável pela ascensão do Fortaleza nas últimas décadas, Marcelo Paz está de malas prontas rumo ao Corinthians, onde assumirá o cargo de executivo de futebol, posto que, até a última terça-feira, era ocupado por Fabinho Soldado.

“A contratação do Marcelo Paz representa um passo importante dentro do nosso projeto de reestruturação e fortalecimento do futebol do Corinthians. Trata-se de um profissional reconhecido, com visão moderna de gestão e capacidade comprovada de liderança”, declarou Osmar Stabile, presidente do clube

Com a chegada de Paz, a tendência é que o Corinthians ganhe ainda mais força nos bastidores da Liga Forte União (LFU), bloco responsável por negociar, de maneira coletiva, os direitos comerciais (inclusive os de transmissão) de dez dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileirão.

A Máquina do Esporte apurou que Marcelo Paz seguirá na presidência da LFU, cargo que ele assumiu quando ainda era CEO da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Fortaleza.

O executivo já havia atuado como diretor de futebol no time cearense, de 2015 a 2017, ano em que foi eleito presidente e iniciou a transformação na estrutura do clube.

Em 2018, sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Fortaleza de Marcelo Paz seria campeão da Série B do Brasileirão. Depois disso, já com novos treinadores e elenco reforçado, o clube engataria boas campanhas na primeira divisão, chegaria à Copa Libertadores e ainda alcançaria a semifinal da Copa do Brasil e conquistaria duas vezes a Copa do Nordeste.

Paz articulou a criação da SAF do Fortaleza, da qual se tornou CEO após deixar a presidência do clube associativo, em 2023, temporada em que o Leão classificou-se à final da Copa Sul-Americana, tendo sido derrotado pela LDU, do Equador. Na atual temporada, o clube acabou sendo rebaixado à Série B do Brasileirão, terminando em 18º lugar na classificação geral do campeonato.

“Agradeço ao presidente Osmar pela confiança e tenho certeza que com a força do elenco, da fiel torcida e da nossa comissão técnica entregaremos um trabalho de excelência”, afirmou Paz, após a oficialização de sua contratação, ocorrida no último sábado (27).

Desejo antigo

Não é de hoje que o Corinthians flerta com Marcelo Paz. Em meados do ano passado, o executivo era tido como o favorito para assumir como CEO do clube paulista, que tentava contornar a crise política deflagrada pelo escândalo envolvendo a antiga patrocinadora máster VaideBet.

Por obra do acaso (ou, melhor dizendo, da sorte), Paz optou por permanecer no Fortaleza e não teve a chance de vivenciar um dos períodos mais belicosos da história do Timão.

À época, o então presidente Augusto Melo acabou fechando com Fred Luz, ex-Flamengo, para exercer o cargo de CEO de fato no Corinthians, embora permanecesse formalmente ligado à consultoria Alvarez e Marsal.

A ideia era que a empresa ajudasse a conduzir a reforma administrativa no Timão, mas o projeto não avançou. Meses depois, Melo seria cassado da presidência, por conta dos desdobramentos do caso VaideBet.