A Mastercard, em parceria com a Conmebol, apresentou as experiências inclusivas que realizará durante a final da Libertadores 2022, que acontecerá no próximo sábado (29), em Guayaquil, no Equador. O objetivo da campanha é aproximar as pessoas com deficiência da paixão pelo futebol.
Entre as experiências está um museu interativo chamado La Gloria Eterna. O espaço terá uma exposição de peças comemorativas dos finalistas Athletico-PR e Flamengo, especialmente adaptada para atender às necessidades de pessoas com deficiência motora, visual e auditiva, para que eles também possam apreciá-la.
Além disso, pela primeira vez será montado um camarote inclusivo em uma final da Libertadores, destinado a reduzir a estimulação sensorial (que ocorre naturalmente em uma partida de futebol) e com o objetivo de tornar o espetáculo mais acessível a pessoas com hipersensibilidade sensorial, como crianças e pessoas diagnosticadas com autismo.
“Nos propusemos a transformar o ambiente e abrir as portas para que pessoas com diferentes habilidades vivenciem um momento único, que ficará para sempre em suas memórias. O futebol é um daqueles laços únicos que todos nós compartilhamos, não importa onde você mora. Esta ação torna o esporte, a celebração e as emoções ainda mais inclusivos”
Roberto Ramírez Laverde, vice-presidente sênior de marketing e comunicação da Mastercard para América Latina e Caribe
Museu La Gloria Eterna
O Museo de La Gloria Eterna, localizado no Palácio de Cristal da cidade de Guayaquil, será um espaço projetado para criar uma experiência multissensorial inclusiva e interativa, por meio de conteúdo visual, tátil e sonoro. Além disso, o espaço será equipado com rampas que facilitarão a acessibilidade.
A ideia é que seja uma exposição multissensorial e plural que homenageia os craques da Libertadores. Estarão expostas relíquias icônicas, medalhas e fotografias 3D texturizadas, tudo com sinalização em braile.
Apoio à Fundação Fútbol Más
A Mastercard também unirá forças com a Fundação Fútbol Más, do Equador, que trabalha com meninas e meninos afetados pela exclusão social, tanto socioeconômica quanto física, para promover o bem-estar por meio do esporte.
“Ter o apoio da Mastercard para o desenvolvimento desse sonho e também poder entregar experiências significativas para as crianças e suas comunidades é algo muito motivador”, afirmou Emanoel Palacios, diretor executivo da Fundação Fútbol Más Ecuador.
A empresa realizará três ações em colaboração com a entidade: uma palestra educativa e uma visita ao Museo de La Gloria Eterna, onde as crianças receberão uma surpresa Priceless, além de uma campanha que beneficiará quatro comunidades localizadas a noroeste de Guayaquil, dando visibilidade à importância da saúde mental e física de garotos e garotas que vivem em um contexto de vulnerabilidade.
“Queremos ter um papel ativo no esporte na América Latina, para liderar em termos de ações inclusivas que nos permitam tocar as emoções do consumidor, ficar mais próximos dele e estabelecer uma linguagem universal no cenário do futebol”, finalizou Roberto Ramírez Laverde.