Contratado a peso de ouro pelo Corinthians, numa operação que é, em grande parte, bancada pelo patrocinador máster Esportes da Sorte, o atacante holandês Memphis Depay converteu-se na grande esperança da equipe alvinegra.
Não apenas por ser um jogador decisivo – na última rodada do Brasileirão, ele marcou o gol da vitória sobre o Cuiabá, que ajudou o clube a sair da zona do rebaixamento à Série B -, mas também por apresentar enorme potencial na geração de receitas.
Nesta fase inicial da trajetória do holandês em Itaquera, a aposta do Corinthians tem sido na venda de produtos licenciados relacionados ao atleta.
A testeira branca com a qual ele se apresentou em sua chegada ao Brasil, que traz as letras C e P (de Corinthians Paulista) bordadas em preto, tornou-se uma verdadeira febre, sobretudo entre os jovens torcedores. O item começou a ser vendido no fim de setembro, pelo preço de R$ 60.
O Corinthians também aproveitou sua estrela internacional para promover linhas de copos colecionáveis e de cordões, ambos com fotos do craque estampadas.
Os produtos passaram a integrar promoções disponíveis no Corinthians Delivery, no iFood. Batizado de Combo Holandês I, ele oferece pizzas nos sabores Holandesa 94 e Holandesa 7 pelo preço promocional de R$ 39,90 (o valor cheiro seria de R$ 60). O consumidor tem a opção de incluir o copo personalizado ou a faixa de Memphis, por mais R$ 14,90.
Antecedentes de sucesso
Há tempos o Corinthians não atravessa bons momentos dentro e fora de campo. Em 2024, a equipe mergulhou em uma séria crise institucional, agravada pelo naufrágio do contrato de patrocínio máster com a VaideBet, anunciado no começo do ano como o maior da história do Brasil (totalizaria R$ 370 milhões), mas que acabou sendo rompido depois que surgiram notícias de intermediação no negócio (inicialmente, a diretoria, que acabara de assumir, havia informado o dinheiro da nova parceira iria integralmente para o clube).
O acordo com o Esportes da Sorte (empresa que também passou por maus bocados há algumas semanas, devido à Operação Integration, da Polícia Federal, que apurou suspeitas de jogo legal e lavagem de dinheiro) foi a salvação para o Corinthians, que, além de enfrentar uma dívida que beira R$ 2 bilhões, ainda vem rondando a zona do rebaixamento na Série A do Brasileirão há várias rodadas.
O contrato com a empresa de apostas terá três anos de duração e que prevê o pagamento total de R$ 309 milhões. Desse montante, R$ 57 milhões deveriam ser empregados na contratação de um atleta de renome durante alguma janela de transferência.
O Corinthians optou por Memphis Depay, que havia defendido times como PSV, Manchester United, Barcelona e Atlético de Madrid, mas ultimamente estava sem clube.
A inspiração para esse negócio veio de outra negociação de peso feita pela equipe paulista, quando também tentava se levantar após uma maré de forte azar. Em 2007, o clube foi rebaixado para a Série B, retornando à elite na temporada seguinte.
E 8 de dezembro de 2008, o clube anunciou o atacante Ronaldo Fenômeno, que estava longe da forma física do auge da carreira e havia acabado de deixar o Milan, após passar meses parado, devido a mais uma lesão.
Sem ofertas de emprego na Europa, Ronaldo retornou ao Brasil em meados de 2008, passando a treinar nas dependências do Flamengo, seu clube do coração. O time da Gávea, porém, não apresentou qualquer projeto concreto ao jogador.
E assim Ronaldo acabou desembarcando no Corinthians, sendo fundamental para a conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009.
Mas o efeito Ronaldo foi muito além daquilo que ele fazia em campo. Principal ídolo do futebol brasileiro à época, o jogador possuía fortes contatos no mundo publicitário, ajudando a atrair poderosos patrocínios ao clube.
Para se ter uma ideia da força do atleta, em abril de 2009 o Corinthians somava R$ 30 milhões em patrocínios na temporada, tornando-se o clube brasileiro a mais faturar com essa fonte de receitas. Esse valor equivalia, por exemplo, o dobro do obtido pelo São Paulo, que vinha de três títulos brasileiros seguidos.
Vale observar que, ainda que seja uma estrela reconhecida internacionalmente, Memphis não tem a mesma projeção que Ronaldo possuía, nos tempos em que jogava.
Por outro lado, a lógica adotada pelo clube é distinta, em cada caso. Com o atacante brasileiro, a ideia era usar sua fama e seus contatos para atrair patrocinadores. Com o holandês, a estratégia é centrada na venda de itens licenciados.
Potencial é imenso
Mas Memphis já demonstrou que seu potencial de gerar negócios é imenso. Com 18,8 milhões de seguidores apenas no Instagram (6,6 milhões a mais que o Corinthians), o atleta ajudou a turbinar as redes do clube.
Recente levantamento feito pela Samba Digital mostrou que a chegada do jogador atraiu 52 mil seguidores para o clube no Instagram. No mês de setembro, o segundo maior crescimento do perfil corintiano ocorreu no dia 12, data da apresentação oficial do atleta.
Conforme também noticiou a Máquina do Esporte, a chegada de Depay levou o Corinthians a concluir acordo para transmitir suas partidas como mandante para a Holanda, em negócio intermediado por Ricardo Taves, ex-CEO e membro do conselho gestor do Canal Goat.
O clube ainda passou a realizar transmissões internacionais de suas partidas em casa, por meio de seu canal no YouTube, a Corinthians TV.