Um craque internacional tem o potencial de trazer o sucesso para um clube para além das quatro linhas. O Corinthians passou a contar recentemente com Memphis Depay e, mais do que desempenho esportivo, ganhou um ativo para a internacionalização de sua marca.
Antes de chegar ao Corinthians, o atacante passou por clubes badalados da Europa, como Barcelona, Manchester United, Atlético de Madrid, Lyon e PSV. Além disso, é o segundo maior artilheiro da história da seleção holandesa.
O currículo de destaque fez de Depay um jogador conhecido e seguido por torcedores de todo o mundo. Ao chegar ao Corinthians, o holandês traz consigo fãs que podem nunca sequer ter ouvido falar do clube, sendo, por si só, um incentivo para a internacionalização da marca corintiana.
Em seu perfil no Instagram, Depay acumula 18,6 milhões de seguidores. O número supera até mesmo a página do próprio Corinthians na plataforma, que é seguida por 12,2 milhões de pessoas.
Um levantamento feito pela agência Samba Digital apontou que a chegada do jogador gerou um aumento de 52 mil seguidores para o clube no Instagram. Não é possível, porém, determinar quantas contas são de pessoas do Brasil ou do exterior. Em setembro, o segundo maior crescimento do perfil aconteceu no dia 12, quando Depay foi oficialmente apresentado pelo clube.
“O mês de setembro apresenta diversas formas orgânicas para geração de conteúdo para o torcedor do Corinthians e que segue o clube nas redes sociais. Tem o aniversário e o início de uma virada em campo com a vitória sobre o Flamengo, do Tite”, destacou Bernardo Besouchet, do departamento de data insights da Samba Digital.
“Segue-se a isso a chegada de Memphis e toda a esperança que um grande craque causa ao torcedor”, acrescentou.
A apresentação do holandês gerou o dia com maior engajamento do Corinthians no mês. O clube acumulou 15 milhões de interações, número que superou em 30% a média semanal conquistada até agora em 2024.
Transmissões internacionais
Sabendo do potencial de Depay de impactar torcedores ao redor do mundo, o Corinthians se movimentou para passar a transmitir suas partidas para fora do Brasil. Nesta temporada, apenas Corinthians e Botafogo não fecharam contrato com a Infront para a transmissão de seus jogos no Brasileirão para o exterior.
Com isso, havia um blecaute de direitos internacionais, isto é, os jogos do clube não estavam sendo exibidos em nenhum país além do Brasil. Com a chegada de Depay, o Timão concluiu um acordo para transmitir suas partidas como mandante para a Holanda, país natal do atacante.
A venda foi realizada com a intermediação de Ricardo Taves, ex-CEO e membro do conselho gestor do Canal Goat, que prestou consultoria pontual ao Corinthians com o objetivo de expandir a presença do clube em mercados internacionais.
“Essa colaboração pontual visou a dar ao Corinthians essa exposição, já que venho neste mercado de direitos há muito tempo com o Goat e, de certa maneira, foi simples operacionalizar isso para o clube”, disse Taves, que também negociou outros movimentos parecidos no Timão durante a passagem voluntária pelo clube.
O Corinthians também passou a contar com transmissões de suas partidas em casa para fora do país por meio de seu canal no YouTube, a Corinthians TV. Com comentários em português, porém, trata-se de um movimento voltado aos torcedores alvinegros que não moram no Brasil.
A ideia da diretoria é expandir esses contratos de direitos internacionais dos jogos do Corinthians como mandante. O primeiro foco será na conclusão de acordos com plataformas de países sul-americanos, especialmente aqueles em que o Timão conta com estrangeiros no elenco, como Argentina (Rodrigo Garro), Paraguai (Ángel Romero), Peru (André Carrillo), Venezuela (José Martínez) e Equador (Félix Torres).
Personalidade
Depay também se destaca fora dos gramados por seu estilo marcante. O jogador utiliza como poucos sua imagem para atrair atenção e explorar outros segmentos, como moda e música.
O atacante é, por exemplo, dono de uma marca de roupas em que lança peças inspiradas em seu estilo. Recentemente, lançou uma coleção em parceria com a Puma, sua patrocinadora de material esportivo. Assim como a marca alemã, o Corinthians pode utilizar esta faceta do jogador para gerar negócios.
Nesse contexto, o clube aproveitou a empolgação da torcida com a contratação para lançar uma testeira (faixa que se utiliza na cabeça) igual ao modelo que é usado por Depay.
Seguindo o exemplo dado pela Puma, a aproximação do Timão à presença do jogador em outras áreas tem, também, grande potencial para levar a marca do clube para públicos internacionais.
Assim, a personalidade de Depay pode gerar negócios para o Corinthians para além das fronteiras brasileiras, em uma relação mútua de benefícios esportivos e comerciais.