A empresária norte-americana Michele Kang confirmou a aquisição do London City Lionesses, clube independente de futebol feminino da segunda divisão inglesa. A aquisição amplia o portfólio multiclubes de futebol feminino de Kang, que já é proprietária majoritária do Olympique Lyonnais Féminin, da primeira divisão francesa, e do Washington Spirit, da Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL).
Kang assume a propriedade do único clube totalmente independente das duas principais divisões profissionais de futebol feminino da Inglaterra, substituindo Diane Culligan, fundadora das Lionesses. Os detalhes financeiros do negócio não foram revelados.
Comprometendo-se a investir na infraestrutura e expandir a base de fãs do clube, Kang planeja direcionar recursos para “o desenvolvimento tecnológico, análise de dados e recrutamento global”.
“Quero agradecer a Diane [ex-proprietária do clube] por sua visão ao estabelecer o London City em 2019 e por me confiar a responsabilidade de levar o clube ao próximo nível. Vejo um tremendo potencial nesta equipe e estou ansiosa para ajudar o clube e as jogadoras a alcançarem seu maior potencial”, disse Kang.
O movimento ocorre em meio ao anúncio recente de que a Superliga Feminina Inglesa (WSL, na sigla em inglês), incluindo a segunda divisão, se desvinculará da Football Association (FA) para ser administrada pelos clubes a partir da temporada 2024/2025, com o intuito de facilitar um maior investimento privado no futebol feminino.
A estreia de Kang como proprietária do clube será no retorno da temporada, em 21 de janeiro, em um duelo contra o Crystal Palace, pela segunda divisão da WSL.