O Ministério do Esporte lançará, nesta terça-feira (5), durante o duelo entre Bahia e São Paulo, válido pela 32ª rodada do Brasileirão, a campanha “Cadeiras Vazias”. Trata-se de uma nova tentativa do Governo Federal de promover a paz e combater a violência dentro e fora dos estádios do país.
O estádio escolhido para o pontapé inicial da campanha foi a Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O Setor Sudoeste da arena apresentará 384 cadeiras vazias, que serão cobertas com as camisas de diversos times brasileiros. O número simboliza o total de vítimas fatais relacionadas à violência no futebol brasileiro nos últimos anos, de acordo com um levantamento do jornalista esportivo Rodrigo Vessoni.
A ação foi criada pela agência Nacional Comunicação e faz parte do lançamento da campanha “Cadeiras Vazias” e do “Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol”, iniciativas do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) e os principais clubes do futebol brasileiro.
O objetivo é promover a ocupação do respeito e da paz nos estádios, e criar um ambiente seguro na adoção de comportamentos positivos e na denúncia de atos de violência que abrangem racismo, homofobia, xenofobia, agressões contra a mulher e intolerância religiosa.
Nesse pontapé inicial, a ideia é engajar os jogadores e torcedores de Bahia e São Paulo em atividades de conscientização durante a partida na Fonte Nova, promovendo uma mensagem clara de que todos (sociedade civil, autoridades e instituições esportivas) têm um papel fundamental na construção de um ambiente pacífico no futebol. Representantes das famílias das vítimas fatais, após muito tempo longe de um estádio de futebol, estarão presentes no jogo para participar do ato simbólico pela paz.
“Essa campanha é um marco importante no combate à violência nos estádios. Nosso trabalho é para que o futebol, e o esporte no geral, seja um espaço de união, não de violência. Queremos que a paz ocupe os estádios e que crianças, jovens, adultos, idosos, famílias, todos possam torcer juntos, com segurança. A mudança de cultura é construída no dia a dia, com diálogo e ações que mostrem o impacto real da violência. Nosso objetivo é que o futebol seja um ambiente seguro para todos e que o amor pelo esporte sempre supere qualquer rivalidade”, afirmou André Fufuca, ministro do Esporte.
“É com muita satisfação que a Anatorg recebe o convite para participar da campanha ‘Cadeiras Vazias’, do Ministério do Esporte. Desde 2014, quando foi fundada, nossa entidade vem trabalhando para estreitar o diálogo entre as torcidas organizadas de todo o Brasil, autoridades e representantes governamentais. A campanha ‘Cadeiras Vazias’ traz uma reflexão sobre a violência inserida na sociedade e no esporte. O trabalho em conjunto é fundamental para somarmos esforços e começarmos a reverter essa triste realidade. Dessa forma, políticas públicas têm que ser implementadas para conseguirmos alcançar esses torcedores e a sociedade em geral”, disse Luiz Cláudio do Carmo do Espírito Santo, presidente do Conselho Administrativo da Anatorg.
“A ação ‘Cadeiras Vazias’ cria uma intervenção visual poderosa, revelando o impacto devastador da violência. Cada lugar vazio simboliza uma história interrompida e uma ausência. Contar com a coragem e a generosidade dessas famílias tornou o movimento ainda mais significativo”, explicou Karina Monique, vice-presidente de criação da Nacional Comunicação.
Pós-Jogo
A partir da próxima quinta-feira (7), a campanha será impulsionada nas redes sociais com diversos conteúdos a serem compartilhados por atletas, ex-atletas, clubes, torcidas organizadas, influenciadores e outras personalidades. Usando as hashtags #OcupaçãoPelaPaz e #PazNoFutebol, as publicações exibirão peças da campanha, minidocumentários com depoimentos carregados de emoção e saudade de familiares de algumas vítimas, informações sobre o panorama da violência no futebol e medidas propostas pelo Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol.
Além da repercussão na imprensa e entre influenciadores, a estratégia é impulsionar conteúdos nas redes sociais e divulgar peças publicitárias na mídia esportiva, tanto na mídia impressa como na TV, no rádio, em sites e em painéis digitais out-of-home (OOH). As atualizações da campanha estarão no site oficial, onde a população poderá baixar e compartilhar artes e conteúdos.
“A expectativa é de que todos os envolvidos, clubes, federações, torcedores e autoridades, assumam uma postura ativa e comprometida na prevenção da violência. O combate à violência nos estádios é uma prioridade do Ministério do Esporte e do Governo Federal, mas é também responsabilidade compartilhada, e cada um deve fazer a sua parte para proteger o verdadeiro espírito do futebol. Além de medidas para conscientização e promoção da paz, acredito que punições justas e rigorosas para atos de violência vão ajudar a criar ambientes cada vez mais acolhedores”, finalizou André Fufuca.