Neymar chegou oficialmente ao Santos nesta sexta-feira (31) e já está demonstrando impacto comercial. A Netshoes, e-commerce de artigos esportivos e lifestyle, voltou a operar a Santos Store, loja on-line oficial do Alvinegro Praiano, e adiantou o relançamento do site para aproveitar a euforia gerada pelo retorno do jogador.
A empresa, que já fez o gerenciamento do e-commerce entre 2010 e 2021, retomou a parceria em meio a uma corrida contra o tempo após os rumores da volta de Neymar ao clube. A previsão inicial era de que a loja seria lançada em fevereiro, mas o processo foi adiantado para se alinhar com o anúncio oficial da contratação do craque.
“A retomada dessa parceria nesse momento tão especial para o clube e o torcedor brasileiro reforça a importância que o futebol tem para nós. Voltaremos a unir nossa expertise digital e comercial na operação da Santos Store ao amor do torcedor pelo Peixe e à euforia da volta do ídolo Neymar ao time, oferecendo conveniência, excelência no serviço e ampliação no sortimento de produtos”, comentou Graciela Kumruian, CEO da Netshoes.
Entre os itens oferecidos para os torcedores estarão produtos da marca Umbro, fornecedora de materiais esportivos do Peixe, itens licenciados e outros materiais do clube paulista.
“A volta de uma empresa do porte da Netshoes representa mais um reconhecimento do mercado na marca Santos. Com a Netshoes, o Santos ampliará sua conexão direta com o torcedor, facilitando todo o processo de compra dos produtos licenciados. O conhecimento da empresa contribuirá para a consolidação da marca Santos no mercado mundial”, disse Marcelo Teixeira, presidente do Santos.
Euforia
A euforia pelo retorno de Neymar ao Santos tem causado impacto midiático antes mesmo do anúncio oficial. Durante toda a semana, a expectativa pela confirmação da contratação do jogador gerou grande engajamento ao clube.
Durante este tempo, porém, a Santos Store não estava disponível para os torcedores santistas. Desde o dia 15 de janeiro, o site apresentava um aviso de manutenção, orientando os torcedores a utilizarem o e-commerce da Umbro para comprar artigos do clube.
Por ainda não haver um contrato assinado, o que oficializaria de fato a volta de Neymar, o clube não poderia comercializar produtos aproveitando a imagem do atacante.
Ainda assim, os interessados poderiam adquirir os uniformes do Santos e personalizá-los com o nome e o número que quisessem. Desta forma, poderiam comprar “a camisa do Neymar”, ainda que não houvesse confirmação de qual número o jogador usaria.
Mais do que isso, a euforia causada pelo retorno do craque é uma oportunidade de reaproximação do torcedor com o clube, que andou conturbada no ano passado, principalmente por conta do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro ocorrida no final de 2023. Agora de volta à Série A, o Santos pode potencializar as vendas de diversos outros produtos, para além daqueles disponibilizados no site da Umbro.
Lançamentos
Com a Santos Store administrada pela Netshoes, o torcedor terá acesso antecipado aos lançamentos. Haverá descontos para os sócios do clube e um portfólio com mais opções de camisas, sejam os atuais ou os retrôs, e ainda acessórios e itens especiais.
Como parte do acordo, a Netshoes garantirá todos os atributos técnicos para que o site funcione sem percalços em momentos de picos de acesso, em pré-vendas ou anúncios importantes que o Santos venha a fazer ao longo da parceria.
Para o relançamento, a Santos Store terá, em primeira mão, em fevereiro, a nova coleção de uniformes do clube, um atrativo para quem deseja garantir os itens mais recentes.
“A volta da loja do Santos à nossa operação representa um alinhamento estratégico entre a Netshoes e o time. Usaremos, principalmente, nossa capilaridade logística e experiência de compra para garantir o encantamento do torcedor”, apontou Marcelo Chammas, diretor comercial da Netshoes.
Potencial
As vendas de camisas e outros artigos do Santos deverão atingir um potencial elevado com a chegada de Neymar. A relevância do jogador para o futebol, brasileiro e internacional, somada à relação do craque com o Alvinegro Praiano, deve fazer com que o clube amplie suas receitas comerciais.
Um movimento semelhante pôde ser observado com a chegada de Kylian Mbappé ao Real Madrid. A alta procura por camisas com o nome e o número do jogador francês chegou a derrubar o site do clube espanhol. Os Merengues chegaram a ter, ainda, dificuldades logísticas para acompanhar a demanda.
Antes, a ida de Lionel Messi para o Inter Miami, da MLS, causou efeito parecido. Mesmo chegando no meio da temporada, o craque argentino encerrou 2023 como o dono da camisa mais vendida da liga. À época, Don Garber, comissário da liga norte-americana, chegou a afirmar que a camisa do jogador foi a mais vendida da Adidas entre todos os esportes.