Nike vence concorrência, e Uruguai deixará de usar Puma a partir da Copa América 2024

Arrascaeta, do Flamengo, posa com a "camisa tampão" do Uruguai - Reprodução / Instagram (@aufoficial)

A Nike venceu a concorrência para vestir a seleção do Uruguai e estreará os novos uniformes da Celeste Olímpica a partir da Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos, de 20 de junho a 14 de julho.

A notícia da mudança de fornecedor de material esportivo foi divulgada pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF) em seu site oficial, em um curto comunicado nesta quarta-feira (10).

“A Associação Uruguaia de Futebol comunica que foi selecionada a empresa Nike para a produção do uniforme que usará a seleção uruguaia na Copa América dos EUA 2024. A decisão foi adotada pelo Comitê Executivo da AUF, após realizar um processo de concorrência aberto, iniciado em 15 de março”, destacou a federação.

Com a mudança, a Puma deixará a camisa da equipe uruguaia após 17 anos. A empresa alemã iniciou a parceria com a seleção bicampeã mundial em 2007. Anteriormente, já havia sido fornecedora entre 1987 e 1991. Já a Nike nunca vestiu o Uruguai.  

A arquirrival Adidas, por sua vez, foi a primeira fornecedora da Celeste, entre 1974 e 1984. Nos títulos mundiais de 1930 e 1950, além do bicampeonato olímpico (1924 e 1928), o Uruguai não contou com um fornecedor oficial de material esportivo.

Em uma indicação de que mudaria de fornecedor, a seleção uruguaia havia utilizado uma “camisa tampão” em março, nos jogos da Data Fifa, sem nenhuma marca estampada.

Concorrência

Neste ano, a Nike já havia conseguido uma grande vitória, ao ganhar a concorrência com a Adidas para vestir a seleção alemã. A empresa das três listras deixará de ser a fornecedora da Alemanha a partir de 2027. A parceria entre Adidas e Alemanha, uma das mais longevas da história do esporte, terá durado, então, 73 anos.

Já a Puma recentemente havia perdido um de seus principais ativos: a seleção da Itália. A marca alemã deixou de ser a fornecedora da Squadra Azzurra, cedendo lugar para a Adidas, que assinou contrato com a Federação Italiana a partir de 2023.

A Puma foi a fornecedora oficial da Itália de 2003 a 2022. Nesse período, vestiu a seleção italiana na conquista do tetracampeonato mundial em 2006.

Sair da versão mobile