A Oppo, marca chinesa especializada na produção de smartphones, anunciou, nesta sexta-feira (25), o lançamento do Programa de Futebol Comunitário da Série Reno13, uma iniciativa que buscará transformar a realidade de alguns bairros desfavorecidos da zona sul de São Paulo (SP) por meio do esporte.
O projeto beneficiará diretamente cerca de 400 jovens do Capão Redondo, Parque Fernanda, Parque São Jorge e Brigadeiro Grajaú, proporcionando estrutura adequada para a prática esportiva e incentivando o desenvolvimento social e educacional das comunidades. O programa inclui a revitalização de campos de futebol e a distribuição de materiais esportivos e cestas básicas.
Os bairros foram escolhidos por conta das dificuldades enfrentadas por suas comunidades. Com duração inicial de três meses, o projeto prevê a avaliação das condições dos campos e a implementação de melhorias para garantir segurança e qualidade na prática esportiva. Além disso, a Oppo realizará um acompanhamento mensal para manutenção e aprimoramento dos espaços.
Por fim, a empresa quer ir além do incentivo ao esporte, promovendo transformação social e oportunidades para jovens talentos, ao proporcionar infraestrutura e condições para o desenvolvimento dos jovens também fora de campo.
“A ideia é estender o programa em outras regiões da cidade e dar cada vez mais oportunidades para os jovens. Acreditamos que o futebol, assim como a tecnologia, tem o poder de conectar pessoas e abrir portas para um futuro melhor”, disse Mariana Passos, gerente sênior de comunicação da Oppo no Brasil.
Para viabilizar o programa, a Oppo distribuirá 400 camisetas oficiais do projeto, 80 bolas de campo profissionais, 180 coletes e cestas básicas, além de dar incentivos a treinadores que já conduzem as equipes. O objetivo é fornecer suporte técnico e estrutural para que os jovens possam desenvolver suas habilidades. A empresa ainda poderá, eventualmente, auxiliar os participantes a buscarem oportunidades para ingressar em clubes profissionais da Grande São Paulo.
Vale lembrar que a Oppo tem origem chinesa e chegou ao mercado brasileiro em maio do ano passado, com uma parceria estratégica com o Magalu e tendo o ex-jogador Kaká como embaixador por aqui e também em escala global.
Atualmente, o principal patrocínio da empresa no esporte é a Champions League. O acordo com a Uefa foi assinado antes do início da temporada 2022/2023, fazendo da Oppo a primeira marca chinesa a fechar um aporte à principal competição de clubes do mundo.