Faltando quase dois anos para o início da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, vai crescendo o interesse das marcas e da mídia pelo futebol profissional protagonizado pelas mulheres.
Principal Campeonato Estadual da categoria no país, o Paulistão Feminino 2025 fará sua estreia nesta terça-feira (6).
A competição contará com oito clubes: Corinthians, Ferroviária, Palmeiras, Reb Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Realidade Jovem e Taubaté.
A última edição foi vencida pelo Palmeiras, que derrotou na final o Corinthians, maior ganhador da competição, ao lado do Santos (os dois alvinegros possuem quatro títulos cada).
O Paulistão Feminino 2025 terá um novo formato, com a redução no número de clubes participantes. Em 2024, 11 times disputaram o torneio promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
As oito equipes se enfrentarão em 14 rodadas na primeira fase, em jogos de ida e volta. Avançarão às semifinais as quatro melhores colocadas, com jogos de ida e volta. A decisão será no dia 14 de dezembro.
Em um comunicado divulgado à imprensa, a FPF informou que os oito clubes que disputarão o Paulistão Feminino neste ano “cumpriram todas as etapas previstas no Licenciamento de Clubes, que incluem critérios administrativos e desportivos, de infraestrutura, e novas exigências, como o Plano de Desenvolvimento do Futebol Feminino, e ações voltadas aos cuidados com a saúde da mulher e garantia de assistência médica”.
Além disso, São José, Pinda e Marília, que disputaram o Paulistão Feminino 2024, receberão da FPF os mesmos valores de cota referentes à participação na primeira fase da competição do ano passado.
Ampliação nos investimentos
O Paulistão Feminino 2025 mantém a tendência de aumento nos investimentos por parte da FPF, observada nos últimos anos.
Para este ano, o total investido pela entidade na competição será de R$ 8 milhões. Essa quantia servirá para bancar gastos com arbitragem, operação de jogo, controle antidoping, ambulâncias, diretores de jogos e equipes de apoio, entre outros custos.
São despesas que, em competições masculinas, costumam ser pagas pelos próprios clubes.
As cotas distribuídas pela FPF aos times também crescerão em 3,25% em comparação ao ano passado, alcançando um total de R$ 3,335 milhões no decorrer da competição. Esse valor distribuído pela entidade diz respeito aos acordos comerciais e de mídia do Paulistão Feminino.
A premiação da edição deste ano também contemplará todos os clubes participantes. O campeão ganhará R$ 840 mil, enquanto o vice levará R$ 350 mil.
A partir daí serão distribuídos: R$ 100 mil para o terceiro colocado; R$ 75 mil para o quarto; R$ 25 mil para o quinto; R$ 20 mil para o sexto; R$ 15 mil para o sétimo; e R$ 10 mil para o oitavo.
Para se ter uma ideia da evolução da premiação do Paulistão Feminino, em 2021 o total distribuído aos clubes pela FPF foi de R$ 140 mil.
Patrocinadores
O Paulistão Feminino vem atraindo cada vez mais atenção das grandes marcas. Neste ano, a competição terá início com um recorde de patrocinadores (sete no total).
São eles: Sicredi (que, pelo segundo ano consecutivo, terá os naming rights da competição), Centauro, Assaí, Lay’s, Guaraná Antarctica, Amazon e 7K.
“O aquecimento para um evento de dimensões globais, como a Copa do Mundo, certamente ajuda a reverberar. E o Paulistão Feminino Sicredi se beneficia deste holofote”, afirmou Kin Saito, diretora de futebol feminino da FPF.
A dirigente avaliou, por outro lado, que essa recente expansão também tem a ver com a própria tradição do torneio.
“O Paulistão já carrega uma história de décadas que o credibiliza para atrair o interesse de patrocinadores e dar visibilidade para marcas, atletas e clubes. A Copa atrai incentivos, mas o Paulistão tem essa trajetória de anos de inovações, criatividade e ousadia em um caminho pioneiro e diferenciado”, disse.
No ano passado, o campeonato contou com o apoio de cinco marcas. As negociações das cotas de patrocínio foram feitas pela LiveMode, parceira comercial e de mídia da FPF.
O comunicado da entidade informou, ainda, que as últimas cotas de patrocínio estão em fase final de contratação.
Transmissão
A exemplo do que vem sendo observado em outras competições da FPF nos últimos tempos, o Paulistão Feminino 2025 seguirá com o modelo de transmissão multiplataforma.
Os jogos deste ano estarão disponíveis nos canais Sportv (com finais também na TV Globo), Record News, além de Max e Space (ambos do Grupo Warner Bros. Discovery).
A competição também terá transmissões no canal da FPF no YouTube, além de fazer sua estreia na CazéTV, que já transmite o Paulistão Masculino.
“O sucesso do Paulistão Feminino Sicredi é fruto do comprometimento dos clubes em melhorar a gestão interna, dos nossos parceiros comerciais em inovar ativações, dos detentores de transmissão em ampliar a visibilidade, e da própria FPF em construir os caminhos para um futebol feminino mais potente. Assim, o terreno fica preparado e convidativo para os fãs desfrutarem a alta competitividade, abraçarem suas referências e acompanharem o surgimento de novos talentos”, destacou Kin Saito.
Uma das novidades neste ano será a adoção do Sistema Multiball, patrocinado pela Amazon. Será a primeira vez que a tecnologia estará presente em uma competição feminina.
Vale lembrar que ela já havia sido usada, neste ano, na versão masculina do Paulistão e está sendo utilizada no Brasileirão. O Sistema Multiball foi inspirado em ligas europeias e introduzido para tornar o jogo ainda mais dinâmico. Ele conta com bolas posicionadas ao redor do campo, para reposição imediata em laterais, escanteios e tiros de meta, de modo a evitar a cera e aumentar o tempo de ação dentro de campo.