A marca brasileira de artigos esportivos Penalty, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), divulgou um vídeo com o título “Com que pé sua filha chuta?”, com o objetivo de incentivar a prática do futebol feminino. O material apresenta cenas de pais sendo questionados sobre qual pé seus filhos chutam a bola de futebol e obtendo respostas imediatas. No entanto, quando a pergunta era sobre o mesmo tema em relação às filhas, as respostas são mais demoradas e, por vezes, incertas.
O vídeo também inclui relatos de pais que ensinaram suas filhas a jogar futebol, acompanhados da mensagem “Por mais mães e pais que incentivem as filhas e por mais meninas chutando uma bola”.
“A ideia é fazer uma provocação saudável, instigar as pessoas a estimularem suas filhas, irmãs, primas, sobrinhas a chutarem uma bola. Futebol para crianças é diversão, e todos podem e devem brincar juntos, jogar bola na rua, na praça, na praia”, disse Ana Lorena Marche, diretora de futebol feminino da FPF.
Copinha Feminina
A ação conta com um vídeo, divulgado dias antes da estreia da primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina, agendada para ocorrer de 4 a 17 de dezembro na capital paulista, reunindo 16 equipes. A Penalty, que já patrocina a categoria masculina, será também patrocinadora da primeira edição da Copinha Feminina, fornecendo a bola oficial e o uniforme de arbitragem, além de ter inserções em backdrops e placas de publicidade.
“O futebol masculino é muito forte no país. No entanto, quando o assunto são meninas jogando futebol, muitos empecilhos ainda são encontrados. Existe preconceito, receios e falta de incentivo. Com o vídeo e com as demais ações que temos feito, nosso objetivo é quebrar essas barreiras e mostrar que as mulheres devem, sim, ser incentivadas à prática do futebol”, afirmou Bruno Martins, coordenador de marketing da Penalty.