Patrocinadora oficial da Champions League desde a temporada 2015/2016, a Pepsico renovou a parceria com o maior torneio de clubes do mundo para mais um ciclo. Dessa forma, a multinacional, dona das marcas Pepsi, Gatorade e Lay’s, permanecerá com o aporte à competição pelo menos até o fim da temporada 2026/2027.
De acordo com a Pepsico, o novo acordo prevê dobrar o número de ativações nos EUA e no Oriente Médio, além de dar ainda mais atenção à questão da sustentabilidade, com o projeto Pep+. Como parte de seus esforços de iniciativa social e ambiental, a empresa destinará US$ 1 milhão por temporada para liderar projetos colaborativos com a Fundação Uefa. As duas organizações também farão outros investimentos financeiros para tornar os eventos de futebol mais sustentáveis, com o objetivo de atingir a final da Champions League sem resíduos em aterros até 2026.
Em relação ao universo digital, a multinacional e o torneio usarão o banco de dados de torcedores de futebol um do outro para oferecer experiências personalizadas com base em suas preferências e comportamentos exclusivos em vários pontos de contato digitais.
“Nossa parceria estratégica de longo prazo com a Uefa Champions League terá um papel muito importante no engajamento dos torcedores, seja expandindo o alcance da Champions League para novos mercados ou utilizando dados para oferecer experiências mais personalizadas para os torcedores”, afirmou Adam Warner, chefe de esportes e parcerias globais da Pepsico, em entrevista ao site britânico SportsPro.
“Nos últimos oito anos, nossos mercados globais forneceram as melhores ativações da categoria, aproveitando o poder combinado das marcas icônicas de alimentos e bebidas da Uefa Champions League e da Pepsico. Com a extensão do nosso patrocínio, continuaremos a alavancar nosso portfólio para promover mudanças positivas nas pessoas e no planeta dentro e fora de campo”, destacou Jane Wakely, diretora de marketing e consumo da Pepsico.
Outro objetivo será ampliar o “Kick-Off Show”, evento musical que serve como ativação pré-jogo para a final do torneio e que tem o refrigerante Pepsi como principal patrocinador. Há pouco mais de dez dias, na decisão da temporada 2022/2023, a brasileira Anitta foi a responsável por comandar o espetáculo.
Por fim, a multinacional pretende aproveitar o novo ciclo para dar mais visibilidade à marca Gatorade. O isotônico e outros produtos serão fornecidos aos jogadores durante os jogos. A marca ainda oferecerá todos os recursos disponíveis de hidratação e nutrição esportiva por meio do Gatorade Sports Science Institute (GSS), com o objetivo de maximizar o desempenho dos atletas.
“Estamos muito satisfeitos em continuar a parceria com a Pepsico e suas marcas icônicas. Juntos, continuaremos a melhorar a experiência dos torcedores de maneiras inovadoras e impactar positivamente as comunidades por meio do poder do futebol em todo o mundo”, disse Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa, em um comunicado oficial.
Vale lembrar que, a partir da temporada 2024/2025, as marcas patrocinadoras da Champions League deverão ganhar ainda mais exposição. Isso porque a competição passará a contar com 36 clubes, e cada um jogará oito partidas em dez semanas de jogos.
“A mudança no formato não afetou a decisão de renovar a parceria. A mudança de formato, para incluir mais times, disputar mais jogos, representa, na verdade, uma oportunidade ainda maior para nossas marcas se envolverem com os fãs”, resumiu Adam Warner, também em entrevista ao SportsPro.