Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Guerra

Polônia, Suécia e República Tcheca se recusam a jogar repescagem na Rússia

Federações divulgaram comunicado conjunto após invasão russa à Ucrânia

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 24/02/2022, às 14h49 - Atualizado às 14h54

Polônia de Lewandowski (à dir.) se recusa a jogar a repescagem das Eliminatórias na Rússia - Reprodução / Instagram (@_rl9)
Polônia de Lewandowski (à dir.) se recusa a jogar a repescagem das Eliminatórias na Rússia - Reprodução / Instagram (@_rl9)

As federações de futebol de Polônia, Suécia e República Tcheca divulgaram um comunicado conjunto em que se recusam a jogar na Rússia pela repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar 2022.

A carta é endereçada à secretária-geral da FIFA, a senegalesa Fatma Samoura e afirma que “a escalada militar que estamos assistindo tem graves consequências” e oferece “consideravelmente menos segurança“ para suas seleções.

“Por isso, esperamos que a FIFA e a UEFA reajam de imediato para apresentar soluções alternativas em relação aos locais onde poderão ser disputados esses próximos jogos do playoff”, afirma a carta, que é assinada pelos secretários-gerais das três federações, o polonês Lukasz Wachowsk , o sueco Hakan Sjostrand e o tcheco Michal Valtr.

Pelo sorteio realizado pela UEFA, a Polônia enfrentará a Rússia na primeira eliminatória da repescagem europeia no dia 24 de março. O vencedor do confronto jogará no dia 29 de março contra quem passar de República Tcheca x Suécia.

A FIFA realizará uma reunião de seu Conselho nesta quinta-feira (24) para discutir o ataque russo à Ucrânia. Pelo calendário da entidade, o sorteio da Copa está marcado para 1º de abril. A UEFA também discutirá, nesta sexta-feira (25), a mudança do local da final da atual temporada da Champions League, marcada para São Petersburgo, na Rússia, no dia 28 de maio.