A Premier League e a empresa de tecnologia esportiva Rezzil lançaram o Premier League Player, um videogame de realidade virtual (VR) da competição. O jogo, que está disponível nos headsets da Meta Quest VR, tem como objetivo levar os torcedores o mais perto possível do jogo por meio de ambientes digitais e da capacidade de criar gols e momentos históricos da perspectiva de jogadores da vida real.
Todos os 20 clubes e estádios da Premier League estão representados no game, que também oferece exercícios de treinamento, modos multijogador e uma opção de jogo grátis. Os torcedores também podem criar seu próprio avatar, coletar itens e interagir com o troféu da Premier League.
Parceria
O Premier League Player é o primeiro produto da parceria da liga inglesa com a Rezzil, sediada em Manchester, especializada em treinamento de atletas, análise de partidas e software de realidade virtual baseado em condicionamento físico. Seus produtos já são usados por atletas e vários clubes da Premier League para melhoria de desempenho.
A empresa desenvolve produtos tanto para headsets de realidade virtual, como o Meta Quest e o Playstation VR, quanto para plataformas mais profissionais que dependem de sensores e feedback tátil para replicar a sensação de chutar uma bola de verdade.
O software da Rezzil oferece sessões de treinamento e situações de jogo, replicando a experiência do estádio com o barulho da torcida, e permite que os jogadores enfrentem adversários da vida real.
Estratégia
A tecnologia também tem potencial de engajamento de torcedores, segundo a Premier League, que adotou uma abordagem mais flexível em relação ao licenciamento de videogames.
Além da parceria com a desenvolvedora do EA FC, a EA Sports, a liga inglesa também fechou um acordo de licenciamento com a desenvolvedora do Football Manager, a Sports Interactive.