Os quatro primeiros colocados da Série B do Brasileirão 2024 têm um motivo extra para comemorar neste fim de ano. Além do acesso à Série A em 2025, Santos, Mirassol, Sport e Ceará dividirão R$ 7,55 milhões, relativos à premiação em dinheiro paga pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos integrantes do G4 da segunda divisão nacional.
A entidade informou que o montante em dinheiro distribuído em 2024 apresenta um acréscimo de 15% em comparação à premiação paga na temporada passada.
Campeão da Série B 2024, o Santos levará a maior fatia desse bolo, com R$ 3,5 milhões pelo título. Já Mirassol, Sport e Ceará ganharão R$ 1,35 milhão cada.
Apesar de expressiva, a quantia a ser recebida pelo Santos está bem abaixo das premiações que a CBF deverá distribuir na Série A do Brasileirão.
Neste ano, a entidade deverá destinar um total de R$ 481 milhões à primeira divisão, o que representa um reajuste de 1,26% em relação aos R$ 475 milhões distribuídos no ano passado. A expectativa, no começo do ano, era de que o montante pudesse chegar a R$ 500 milhões.
Desse total, 10% são reservados para a equipe campeã, no caso, o Botafogo, que embolsará R$ 48,1 milhões. A partir daí, a premiação vai sofrendo um decréscimo a cada posição, até chegar ao 16º colocado, o Red Bull Bragantino, que deverá levar para casa R$ 16,3 milhões.
Em termos de comparação, o prêmio do Santos pelo título na Série B deste ano representa 7,27% do que a CBF pagará ao Botafogo, campeão da Série A.
Quando comparado à premiação que será entregue ao time de Bragança Paulista, último a se garantir na primeira divisão para 2025, o valor a ser pago ao Santos equivale a cerca de 21,5%.
Já o total que a CBF destinou para os quatro primeiros colocados da Série B representa 1,57% da premiação total a ser distribuída pela entidade entre os 16 clubes mais bem posicionados da Série A.
Como funciona a premiação do Brasileirão
Com a Lei do Mandante, os clubes têm liberdade para negociar tanto os direitos de transmissão quanto a publicidade estática dos jogos que realizam em casa. Essas duas fontes de receitas, portanto, pertencem exclusivamente aos times.
Organizadora do Brasileirão, a CBF não tem qualquer participação nas negociações feitas pelas equipes, referentes a essas duas propriedades.
Dessa forma, não é dos acordos de mídia que vem o dinheiro da premiação do campeonato, mas sim de contratos de publicidade que a própria entidade firmou para o torneio.
O principal deles é com a empresa de apostas Betano, que detém os naming rights da Série A do Brasileirão. Já na Série B, o sponsor title é da Betnacional.
Na Série A, o prêmio é pago do campeão ao 16º colocado. Os rebaixados não recebem nada. Já na Série B, apenas os quatro mais bem posicionados na tabela são premiados em dinheiro.