O Bahia anunciou, no último sábado (15), um acordo com a Puma, que será a nova fornecedora de material esportivo do clube a partir deste ano. O contrato, que não teve os valores revelados e foi divulgado apenas como “de longo prazo”, abrange as equipes profissionais masculina e feminina, assim como as categorias de base.
Para anunciar a parceria, Bahia e Puma criaram um vídeo com o ator e comediante baiano Luís Miranda. Nele, o ator interpreta um apresentador de telejornal fictício que revela ter encontrado um animal (Puma) em várias partes do estado da Bahia. O vídeo termina com o anúncio de um evento de fãs para associados e não associados para celebrar o início da parceria, que acontecerá na sexta-feira da próxima semana (28), no Trapiche Barnabé, em Salvador (BA).
Os participantes do evento ganharão uma das novas camisas do Bahia já produzidas pela marca alemã para o restante da temporada 2025. Na mesma data, os novos uniformes estarão disponíveis para venda em todos os canais do Bahia e da Puma.
Grupo City
O acordo entre Bahia e Puma já vinha sendo especulado há alguns meses. Isso porque a empresa alemã possui um acerto com o City Football Group (CFG), também conhecido no Brasil como Grupo City, desde 2019. Essa parceria teve início com o fornecimento de material esportivo para o Manchester City, principal clube do grupo, e depois foi crescendo para outros clubes que fazem parte do portfólio do CFG, como Melbourne City (AUS), Lommel SK (BEL), Girona (ESP), Mumbai City (IND), Montevidéu (URU), Palermo (ITA) e Bolívar (BOL).
Agora, foi a vez do Bahia, de quem o Grupo City possui 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) desde maio de 2023. Nos últimos anos, o clube havia optado por vestir uma marca própria, batizada de Esquadrão.
Pelo lado da Puma, após ficar um bom tempo apenas com o Palmeiras como parceiro no mercado brasileiro, a marca vestirá três clubes da Série A do Brasileirão em 2025. Além do clube alviverde (com quem tem acerto até 2028) e do tricolor baiano, também fechou acordo com o Red Bull Bragantino até 2029.
“Esta parceria entre o Esporte Clube Bahia SAF e a Puma representa um novo marco em nossa grande história. Estamos unindo forças com uma marca global que compartilha nossa paixão e dedicação para crescer e desenvolver ainda mais o futebol. Com essa parceria, traremos produtos de alta qualidade para nossos torcedores e jogadores, respeitando nossa identidade e tradição, mas também inovando e elevando o nível do clube dentro e fora de campo”, afirmou Rafael Soares, diretor de marketing e comercial do Bahia.
“Estamos entusiasmados com nossa conexão com o Esporte Clube Bahia SAF, um clube que ressoa profundamente com a paixão do futebol brasileiro. A parceria destaca nosso compromisso em promover a cultura do esporte para o futuro, fornecendo produtos de alto desempenho para atletas e torcedores apaixonados”, disse Luciana Soares, diretora de marketing da Puma Brasil.