Passado pouco mais de um ano da reabertura do revitalizado Santiago Bernabéu, o Real Madrid viu as receitas de seu estádio triplicarem no segundo trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o local permaneceu parte do tempo fechado (sua reinauguração foi em setembro de 2023).
Impulsionado pelos negócios de sua remodelada arena, o clube alcançou faturamento de € 590 milhões (R$ 3,73 bilhões, pela cotação atual), de julho a dezembro do ano passado.
O resultado alcançado pela equipe merengue no semestre supera em 6% as receitas obtidas por ela em todos os 12 meses da temporada 2014/2015.
Os negócios envolvendo o Estádio Santiago Bernabéu registraram um resultado operacional de € 43,9 milhões (R$ 278,25 milhões) no segundo semestre de 2024. Esses números incluem as receitas provenientes de passeios, restaurantes e bebidas vendidas no local.
Os eventos realizados no estádio (que vão desde shows até encontros corporativos) injetaram € 12,8 milhões (R$ 80,5 milhões) no caixa do clube. Em 2023, quando o estádio passou diversos meses fechado, essa fonte de receitas rendeu apenas € 249 mil (R$ 1,58 milhões) ao Real Madrid.
Bilheteria, TV e premiações
A reabertura do estádio com capacidade total, incluindo os espaços vip, ajudou a disparar o faturamento do clube com bilheteria, que alcançou € 46,86 milhões (R$ 297 milhões) no segundo semestre do ano passado, 55% a mais do que no mesmo período de 2023.
Além disso, no último semestre o Real Madrid arrecadou € 34,9 milhões (R$ 221,2 milhões) com as cotas destinadas a sócios e aos portadores de carnês da temporada, aumento de 16% em relação ao ano anterior. A participação em amistosos rendeu outros € 13,2 milhões (R$ 83,6 milhões) ao time.
Já as receitas relativas aos direitos audiovisuais do clube na LaLiga (futebol), Liga F (futebol feminino) e ACB (basquete) cresceram 11%, alcançando € 81,7 milhões (R$ 517,83 milhões).
As premiações em dinheiro também contribuíram para o faturamento do Real Madrid. Sua participação nas etapas iniciais da Champions League 2024/2025 renderam € 93,5 milhões (R$ 592,6 milhões).
O time merengue ainda aumentou suas receitas com os prêmios em dinheiro referentes às conquistas da Supercopa Europeia (€ 5,2 milhões) e da Copa Intercontinental (€ 4,9 milhões), além de sua participação na Supercopa da Espanha (€ 6,75 milhões), vencida pelo arquirrival Barcelona.
Venda de camisas, patrocínios e transferências
A reabertura do Santiago Bernabéu também ajudou a impulsionar os resultados da venda de camisas nas lojas oficiais do clube. No primeiro semestre do ano passado, essa fonte de receitas injetou € 50 milhões (R$ 316,9 milhões) nos cofres do Real Madrid.
Os patrocínios e licenças atingiram 157,7 milhões no semestre, o que representa 37% a mais do que no mesmo período de 2023-2024.
Esses resultados foram turbinados por novos acordos com marcas como Orange, Porcelanosa, Versusbet, Linglong e Hisense. Ao todo, as receitas publicitárias do clube ficaram em € 250 milhões no período analisado, aumento de 39% em relação ao ano anterior.
Já o lucro proveniente da transferência de atletas cresceu 49%, chegando a € 29,5 milhões. Mesmo com a contratação do francês Kylian Mbappé, os gastos da equipe com salários aumentaram apenas 4,5% no período, ficando em € 222,2 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão).