Sede da Copa do Mundo de 2026, Estados Unidos atraem elite europeia para tour de verão em 2024

Estádio Chapel Hill, na Carolina do Norte, será palco de Manchester City x Celtic - Reprodução / Instagram (@fcseries)

O novo ciclo do futebol, que culminará com a Copa do Mundo 2026, tem tornado os Estados Unidos, principal sede da competição, um dos destinos preferidos da elite do futebol europeu para o tour de verão, que acontece após o fim de cada temporada. O país é um dos principais destinos escolhidos pelos gigantes do Velho Continente para a preparação para a próxima temporada, segundo o calendário já divulgado pelas equipes.

Times como Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Milan e Chelsea já anunciaram viagens e jogos amistosos em terras norte-americanas para o meio do ano como forma de aumentar sua base de fãs e expandir mercados, aproveitando o crescimento do interesse pelo futebol no país com a aproximação da Copa América 2024, além do Mundial de Clubes da Fifa, que terá sua primeira edição turbinada no ano que vem, também nos Estados Unidos.

Neste ano, a Copa América, mais antigo torneio continental entre seleções, será disputada entre junho e julho, terminando poucos dias antes do início da pré-temporada europeia.

A MLS, liga norte-americana de futebol, tem mostrado crescimento constante no país. No ano passado, o Inter Miami, equipe que pertence ao ex-jogador David Beckham, passou a contar com Lionel Messi, um dos principais atletas da história do esporte, além de outras estrelas que brilharam no Barcelona na época em que o argentino atuava por lá, como Sergio Busquets, Jordi Alba e Luis Suárez.

FC Series

Atual campeão da Champions League, o Manchester City anunciou participação no FC Series, competição que também reunirá Barcelona, Milan, Chelsea e Celtic. O clube inglês volta aos Estados Unidos após dois anos.

“Nossa visita aos Estados Unidos durante a pré-temporada de 2022 foi extremamente bem-sucedida. Mal podemos esperar para jogar mais partidas, oferecer mais experiências e oportunidades para nossos torcedores em todo o país”, comentou Peter Laundy, vice-presidente sênior de parcerias do City Football Group (CFG), conglomerado que é dono do clube.

O Real Madrid, maior campeão da Champions League, fará sua terceira pré-temporada consecutiva nos Estados Unidos. Dessa vez, disputará o El Clásico contra o Barcelona no MetLife Stadium, na região de Nova York e Nova Jersey, local que sediará a final da Copa do Mundo de 2026. Os merengues também enfrentarão Milan e Chelsea no país.

Vale lembrar que, além dos gigantes europeus que anunciaram suas pré-temporadas nesta terça-feira (19), outros como Arsenal, Manchester United e Liverpool já haviam divulgado que fariam amistosos preparatórios nos Estados Unidos.

Com isso, o próximo verão norte-americano já tem a presença garantida de quatro dos oito clubes classificados para as quartas de final da atual Champions League, principal competição de clubes do mundo.

Sair da versão mobile