Times da Libra fazem notificação extrajudicial à LiveMode por uso indevido de marcas

O atacante Pedro comemora gol pelo Flamengo - Marcelo Cortes/Flamengo

Atacante Pedro comemora gol pelo Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) apresentou uma notificação extrajudicial à LiveMode, parceira da Liga Forte União (LFU) na negociação de direitos comerciais, por uso indevido de marcas, símbolos e imagens que não pertencem a ela em uma proposta comercial apresentada a um possível patrocinador. A notificação extrajudicial foi noticiada pelo UOL e confirmada pela Máquina do Esporte.

No material, aparecem escudos de times da Libra, como Flamengo, Palmeiras e São Paulo, além de alguns dos principais jogadores que atuam nos times da liga rival, casos de Pedro, Gabigol, Calleri, Raphael Veiga e Hulk. O curioso é que esses atletas ganham mais destaque na apresentação do que jogadores dos times que integram a própria LFU.

A apresentação, à qual a Máquina do Esporte teve acesso, foi mostrada à Betfair há alguns meses. A marca é concorrente da Betano, detentora dos naming rights do Brasileirão, em contrato assinado neste ano, com validade até 2026.

No material, dá para perceber que o Corinthians ainda não integrava o bloco comercial da LFU, o que só veio a ocorrer em julho. Nenhum jogo apresentado no material tem o time do Parque São Jorge como mandante, o que fatalmente apareceria, se o Corinthians, principal atrativo da LFU, já estivesse integrado ao bloco.

Ativações

A oferta da LiveMode, que também utiliza o logotipo do Brasileirão, que é de propriedade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mostra várias possibilidades de ativação comercial para a empresa durante as transmissões dos jogos. Há pré-jogo e exposição de marca em momentos importantes da transmissão, como gols, quadros estatísticos, substituição de jogadores, replays, cobranças de pênaltis e no momento em que o árbitro apita o fim do primeiro tempo.

Outra ativação importante é a exposição do logotipo do patrocinador na escolha do craque do jogo, feita em três momentos: votação, escolha e entrevista com o escolhido após o fim da partida. Curiosamente, no vídeo publicitário da iniciativa, o escolhido é o atacante Calleri, do São Paulo, clube que integra a Libra. Também é oferecido um pós-jogo de 10 minutos para falar de apostas.

Ativações

Na notificação, à qual a Máquina do Esporte também teve acesso, a Libra faz uma reclamação formal à LiveMode.

“Ao fazer o uso indevido das marcas e direitos dos Notificantes, valendo-se ilegalmente da projeção destes por meio do falseamento de suposta relação entre as Partes, V.Sas. violam a legislação vigente e atraem prejuízo aos investimentos feitos pelos Notificantes em suas respectivas estratégias comerciais, além de se beneficiarem às suas expensas sem autorização”, afirma o documento.

O texto também cita o uso de marcas pertencentes à CBF, como o logotipo do Brasileirão, o que traria, segundo o documento, “risco de dano financeiro e reputacional por possível prática de concorrência desleal”.

A notificação, que é assinada por Atlético-MG, Flamengo, Vitória, Grêmio, Santos, São Paulo e Palmeiras, pede que a LiveMode informe às empresas que fizeram a apresentação comercial que elas não têm o direito de uso das marcas dos clubes da Libra, que parem de usá-las e que comprovem que cumpriram a solicitação.

A Libra afirma que poderá acionar a Justiça, caso o pedido não seja aceito. É algo que o bloco de clubes ainda não fez, já que não é o primeiro caso em que a Libra reclama de uso indevido de sua imagem em ativos ligados à LFU.

Em setembro de 2023, a Libra levou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma reclamação por uso de suas marcas em um material promocional do fundo de investimentos Sports Media Advisory, lançado pela XP Investimentos e pela Life Capital Partners (LCP), investidoras da ainda, à época, Liga Forte Futebol (LFF).

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