Uma exposição temática sobre as finais da Champions League foi inaugurada no lounge business da Turkish Airlines, no Aeroporto de Istambul, na Turquia. Os conteúdos são organizados de maneira cronológica, iniciando-se com a decisão entre Milan e Liverpool, ocorrida em 2005 justamente na metrópole turca e que foi vencida pelo clube inglês, ficando conhecida como “Milagre de Istambul”.
A exposição segue até 2023, abordando 18 finais e trazendo itens relativos a cada uma delas. Um modelo da aeronave Airbus A330 da Turkish Airlines, com tema da Champions League, também está sendo exibido no centro desse espaço.
O acervo conta com camisas, bermudas, chuteiras, luvas de goleiro e braçadeiras de capitão, usadas por craques como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Karim Benzema.
Também estão expostos artefatos como camisas de árbitros, bandeiras e ingressos. A Turkish Airlines aproveitou a exposição para apresentar ao público seus novos assentos da classe executiva, com uma área de jogo que inclui o videogame Fifa 23.
“Estamos felizes em ser a primeira companhia aérea a patrocinar a Champions League, uma das maiores e mais prestigiadas organizações esportivas do mundo. Também estamos entusiasmados com o fato da final da Champions League ser decidida em Istambul mais uma vez, após as finais de 2005, o que tem sido uma boa lembrança dos amantes do futebol desde então. Acredito que os fãs de futebol vão gostar da exposição que mostra a jornada que começou em Istambul em 2005 e terminará em Istambul novamente em 2023, juntamente com lembranças que enfatizam cada passo do caminho. Tenho certeza de que a final da Champions League deste ano terá o seu lugar entre os jogos inesquecíveis”
Ahmet Olmustur, diretor de marketing da Turkish Airlines
Ex-atletas prestigiam inauguração
“A exposição das finais da Champions League resume perfeitamente a paixão e a alegria das finais anteriores. Como Uefa, estamos orgulhosos de ter a final de 2023 em Istambul. Esta exposição tem um papel importante para que a final do dia 10 de junho esteja entre as partidas inesquecíveis da história da competição”, disse Guillaume Sabran, gerente de patrocínio e licenciamento da Uefa.
Alguns jogadores que brilharam na competição visitaram a exposição um dia antes da inauguração.
“Como o capitão do Liverpool, ergui a taça após a lendária final em 2005, na qual realizamos o ‘Milagre de Istambul’. Estou feliz por estar na cidade mágica de Istambul novamente, após aproximadamente 18 anos. Gostaria de afirmar que estou orgulhoso em colaborar com uma marca global como a Turkish Airlines”, afirmou Steven Gerrard, ex-Liverpool, sobre a final de 2005.
O ex-lateral-direito brasileiro Cafu, vencedor da Champions pelo Milan, também esteve presente.
“Embora não tenhamos conquistado a taça na final de 2005, em Istambul, vencemos em 2007. Eu amo esta cidade e acredito que veremos uma final inesquecível este ano em Istambul. Gostei muito da exposição e agradeço à Turkish Airlines e aos dirigentes da Uefa”, disse o capitão do pentacampeonato da seleção brasileira em 2002.
Ronaldinho Gaúcho foi outro que esteve no espaço da empresa aérea.
“Visitei a exibição das finais da Champions League no lounge business da Turkish Airlines antes da inauguração. A exibição também mostra meu uniforme de 2006, que usei durante a final que vencemos contra o Arsenal. Estou ansioso para assistir à final que acontecerá em Istambul, em junho”, declarou o ex-camisa 10 do Barcelona.